Já se perguntou como são as aulas de história no método de Charlotte Mason? É sobre isso que conversaremos neste episódio.
“No estudo do homem, a história desempenha um papel especial ao vincular a sabedoria do passado aos problemas de hoje.” ~A Filosofia Educacional de Charlotte Mason por J.D. Rose
História é uma disciplina que Mason considerou o tema central em seu currículo e neste episódio nós discutimos o porquê. O papel desta disciplina vai além de informar datas e nomes históricos, mas a história tem um papel extremamente importante na formação de cidadãos. Aperte o play para descobrir a visão de Miss Mason para as lições de história.
Recursos, links, livros, e citações mencionados neste episódio:
Episódios sobre o conhecimento do homem: Parte 1 e Parte 2
Clique aqui para acessar “Lição de História ao Longo dos Anos PARTE 1” que foi traduzido do blog da nossa amiga Min Hwang.
Livro dos Séculos criado pela Casinha de Brito
Níveis (formulários) escolares: Clique aqui para ver uma tabela que mostra a que série escolar e faixa etária os Níveis se equivalem.
Ramificações de História:
Nível 1: História do seu país
Nível 2: Continua estudando a história do seu país, história do país vizinho inicia no ano 4 e história das civilizações antigas inicia no ano 5.
Níveis 3 a 6: Estas três ramificações continuam a ser estudadas, expandindo de uma forma gradual e mais detalhada.
Na tabela abaixo, você pode planejar as ramificações históricas para cada ano escolar. Uma tabela por aluno. Nesta tabela você também pode planejar os períodos históricos que serão estudados ao longo dos anos. Iremos detalhar como usar esta tabela no próximo episódio, lição de história na prática, e também teremos ela em PDF para você baixar e colocar em prática!
Tabela de História da Criança:
Iremos falar mais sobre esta tabela, que a criança começa a usar no Nível 1, no próximo episódio sobre lições de história na prática. E também teremos ela em PDF para você baixar e colocar em prática!
Com esta tabela a criança vai começar a compreender que ela, e todos que conhece, tem uma história. E que junto com sua família e amigos, fazemos parte de uma história maior.
Estas tabelas, dos filhos da Mari, são um exemplo 🙂
“Uma vez que o Intelecto nos admite nos reinos da História, nós vivemos em um mundo vasto e emocionante, cheio de entretenimento e às vezes de arrependimento; e finalmente começamos a entender que nós também estamos fazendo História, e que nós somos parte do todo; que as pessoas que vieram antes de nós eram todas muito parecidas conosco, ou então não poderíamos entendê-las. Se algumas delas eram piores do que nós, e em algumas ocasiões os tempos eram piores que os nossos, ainda assim, conhecemos muitas que eram nobres e grandiosas, e nossos corações batem com o desejo de ser como elas.”
(Nossos Corpos, Nossas Almas. Volume 4 da série Educação no Lar)
As crianças pensam sobre história como um palco para a ação do povo. Uma criança que ouviu o relato de um cronista antigo tem uma base melhor para as lições de história do futuro do que ela teria se tivesse memorizado todos os nomes, datas e fatos de que poderia precisar para cada exame em seu futuro.
(Educação no Lar. Volume 1 da série Educação no Lar)
Como em outras matérias, na filosofia de Charlotte Mason, começamos onde a criança está e partimos daí. A criança começa estudando a história da sua nação (seu país). Ela começa com os contos heróicos ou com os contos da descoberta de sua nação. Biografias vivificantes com poder literário podem ser acrescentadas na segunda série (Nível 1), ajudando a formar relações com as pessoas do passado, incentivando o princípio, ‘A educação é a ciência das relações’.
Min Hwang
Próximo em ordem ao conhecimento religioso, História é o eixo sobre o qual gira nosso conhecimento.
(Volume 6 da série Educação no Lar)
A coordenação das matérias é cuidadosamente regulada sem qualquer referência ao choque de idéias no limiar ou sua combinação em massas de percepção; mas somente com referência à coordenação natural e inevitável de certos sujeitos. devemos ler tal história, viagens e literatura que faria a Armada espanhola viver na mente.
(Volume 3 da série Educação no Lar)
Deixe um comentário