Descobrindo Charlotte Mason
Descobrindo Charlotte Mason
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
Cultura MaternaVOLTAR

Mas afinal, o que é um commonplace?

Mas afinal, o que é um commonplace?
Mariana Mastracchio
mai. 31 - 5 min de leitura
000

 

Em nossas conversas sobre Cultura Materna no Instagram, no Podcast e aqui na comunidade, mencionamos o termo “commonplace” com uma certa frequência…

 

Você sabe o que é um “commonplace notebook”? 

 

O Commonplace Notebook (CPN) por definição é: 

 

“uma coleção de passagens significativas que foram copiadas e organizadas de uma determinada maneira, através de tópicos ou títulos temáticos, para servir como registro de memória ou referência. Esses cadernos (ou livros) são geralmente escritos à mão e podem conter não apenas textos como imagens e colagens. A informação é organizada de modo que possa facilitar a consulta posterior.” 

(Fonte https://vidaorganizada.com/2017/08/17/commonplace-books/

Eu conheci o commonplace através da minha mentora, a filósofa e educadora britânica, Charlotte Mason, que viveu na virada do século passado. Foi lendo os livros que Charlotte escreveu sobre educação que tive o primeiro contato com o termo Commonplace.

Pesquisei e percebi que esta prática era algo que não estava muito longe da minha realidade pois sempre gostei de copiar trechos de letras de música e poemas na minha infância e adolescência - porém não sabia que tal prática tinha um nome :)

Charlotte Mason emprega o uso do commonplace em seu currículo, sendo que estudantes iniciam esta prática por volta do formulário 4 (9° série).

Para nós, mães e pais, o commonplace serve como um espaço de registro das nossas leituras e daquilo que estamos aprendendo.

 

“É muito útil ler com um commonplace ou diário de leitura, no qual se possa colocar qualquer pensamento marcante do autor, ou sua própria impressão da obra... mas não resumos de fatos. Tal diário, cuidadosamente mantido ao longo da vida, deve ser extremamente interessante como contendo a história intelectual do escritor; além disso, nunca esquecemos o livro do qual extraimos trechos, e do qual nos demos ao trabalho de escrever uma breve resenha.” 

~Charlotte Mason, vol.5, p.260

 

Apesar de Charlotte utilizar o Commonplace em seu método de educação, Commonplace é uma prática que existe desde a contiguidade e pode ser explicado como:

“uma coleção de passagens significativas que foram copiadas e organizadas de uma determinada maneira, através de tópicos ou títulos temáticos, para servir como registro de memória ou referência."

 

“Tais livros são... coletam itens de diversos tipos: notas, provérbios, adágio, aforismos, máximas, citações, cartas, poemas, tabelas de pesos e medidas, orações, fórmulas legais e receitas. As citações  são na maioria das vezes organizadas sob títulos temáticos. Os Commonplaces são usados por leitores, escritores, estudantes e estudiosos como uma ajuda para lembrar conceitos ou fatos úteis." 

 

O Commonplace é uma forma de compilar conhecimento e podemos organizá-lo de diversas formas! 

Aqui vão algumas dicas de como organizar o Commonplace por temas e assutnos. Estas dicas são de uma mãe homeschooler que vem mantendo a prática do Commonplace há alguns anos:

  • Livros usados nas lições escolares: tanto livros que você faz a pré-leitura, como livros lidos para seus alunos, e muitas vezes seus filhos vão querer saber que passagens que andam aparecendo no nosso Commonplace e isso pode inspirar eles nesta prática também!

  • Leitura pessoal: poesias, romances, ficção, biografia, etc.

  • Leitura espiritual: versículos bíblicos ou passagens, orações, e seleções de outros livros que nutrem nosso espírito. Este tipo de Commonplace pode se tornar um livro de oração pessoal e também pode servir como inspiração espiritual,pois é só abrir a página e com certeza você encontrará algo que te abençoe.  

  • Livros sobre Educação e maternidade/paternidade: Nesta categoria entram todos os tipos de leitura não mencionadas acima que nos ajudam a crescer no nosso chamado como pais educadores.

 

                                Então já está com seu caderno na mão? 

Para dar início a esta prática, você só precisa de:

  • um caderno e algo para escrever (escolha algo que lhe agrade!)
  • livros que está lendo ou até mesmo podcasts e vídeos que está usando para o seu auto-crescimento (leia mais sobre isso aqui), músicas inspiradoras, enfim fontes de conhecimento diversas
  • e tempo dedicado no seu planejamento semanal. Falamos bastante da necessidade de termos um cronograma de horários aqui e aqui.
  • você pode colocar aquilo que deseja no seu Commonplace logo após o tempo de leitura ou ter um tempo específico no seu dia ou semana para fazer as anotações no seu commonplace das leituras do dia ou da semana

 

Não existe um jeito certo de manter um Commonplace, o mais legal desta prática é que cada um deles é único de acordo com os interesses particulares de seu criador!

Compartilhe nos comentários se o commonplace já faz parte do seu dia a dia ou se vai ser um novo hábito para você! :)

Participe do grupo Cultura Materna e receba novidades todas as semanas.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você