Descobrindo Charlotte Mason
Descobrindo Charlotte Mason
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
Cultura MaternaVOLTAR

Vamos planejar?  Dicas para criar seu planejamento semanal.

Vamos planejar?  Dicas para criar seu planejamento semanal.
Descobrindo Charlotte Mason
mai. 10 - 4 min de leitura
030

Se você concorda que as demandas são muitas mas o tempo é pouco, coloque um emoji nos comentários! ✋

Conciliar as tarefas diárias e ainda achar tempo para a tão necessária Cultura Materna e nossa auto-educação é um desafio, não é?

O planejamento semanal da mamãe é uma ferramenta organizacional fundamental para garantir que aproveitemos ao máximo as oportunidades que Deus nos dá em uma determinada semana. Esta ferramenta também auxilia em tornar nossa família mais unida.  

Ter um cronograma de horários visível nos ajuda a estabelecer e manter a nossa rotina e também ajuda nosso esposo e filhos a terem uma ideia de quantas maravilhas a mamãe realiza em um dia!

Lembre-se que a vida da mamãe gira em torno de Deus e não da “tirania do urgente”, tornando-a escrava do que os filhos querem e quando eles querem.

Aqui vão algumas dicas para você criar o seu planejamento semanal caso você ainda não tenha um:

  • Tenha em mente que seu planejamento semanal precisa ser flexível e que poderá mudar de acordo com a estação em que você estiver vivendo. 

  • Há muitas maneiras diferentes de criar um planejamento semanal, o mais importante é usar aquilo que lhe servirá melhor, seja check list, planilha, ou uma lista feita à mão.

  • Para te ajudar com este passo, criamos um modelo de Planejamento Semanal onde você pode colocar suas tarefas por bloco de horários ou determinar o intervalo de horário desejado. (clique no botão abaixo para pegar o seu :)


 

O que colocar no meu planejamento semanal?

 

Reflita sobre a fase que você está vivendo, sempre lembrando que seu planejamento semanal pode e deve mudar de acordo com as necessidades da sua rotina familiar. 

  • Comece com as atividades e compromissos diários e semanais “não negociáveis” que tem um horário definido. Exemplo: seu devocional e tempo na Palavra, aulas de música e esporte das crianças, consultas médicas, tempo com o cônjuge.

 

  • Atividades e compromissos semanais “não negociáveis” que não tem horário definido. Estas são atividades que fazem parte da sua rotina mas que podem acontecer em horários diferentes. Exemplo: sair para uma caminhada, participar da comunidade DCM, cultura materna, cuidar da horta, planejamento das refeições.

 

  • Pense nos seus objetivos e ideais. Estas são atividades que você gostaria de realizar na sua rotina semanal se possível. Não descarte a possibilidade de tentar fazer passeios e aprender novas habilidades, por exemplo, por falta de tempo. Se você colocar no seu planejamento este tipo de atividade, as chances de realizá-las serão maiores!

 

  • Tempo "flexível". Uma sugestão é criar alguns blocos de tempo para "flexíveis", ou seja, momentos na sua semana para dar oportunidade para a espontaneidade ou simplesmente não fazer nada :)

 

E lembre-se, é verdade que devemos aprender a ser flexíveis, dependentes do Espírito Santo e sensíveis a Sua liderança, MAS nosso Deus é o Deus da ordem, da organização e também da rotina. E, em um sentido real, é quando nós treinamos para sermos fiéis na rotina e na ordem que Deus criou, poderemos apreciar plenamente os milagres e os dons espontâneos do Espírito Santo.

Esperamos que essas dicas lhe ajudem! Compartilhe conosco nos comentários se você tem um cronograma de horários em ação ou se vai criar o seu :)

Participe do grupo Cultura Materna e receba novidades todas as semanas.


Denunciar publicação
    030

    Indicados para você