Descobrindo Charlotte Mason
Descobrindo Charlotte Mason
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Uma Jornada de Descoberta

Uma Jornada de Descoberta
Janice Chaves
abr. 1 - 5 min de leitura
020

Você já fez uma grande descoberta que te levou a descobrir outras coisas, uma após a outra, que não só te fascinavam como a inspiravam e a motivavam? Foi assim para mim quando iniciei esta jornada de Descobrir Charlotte Mason. Pois quando estava buscando apenas métodos de educação encontrei uma filosofia de vida que nos ensina dia após dia a viver. Sim, a viver! Pois quando começamos a entender que a educação está diretamente ligada a atmosfera do ambiente, começamos dar mais atenção à tudo ao nosso redor; quando vejo que educação também é uma disciplina de bons hábitos minha atenção e discernimento são treinados para que formar hábitos também se torne um hábito em mim; ahhh e quando percebo que educação é uma vida, percebo com mais facilidade as ideias vivas que estão sempre presentes diante de mim, e não as deixo mais passar despercebidas. 

 

Mas aprender a viver não é algo que fazemos do dia para a noite. Precisamos entender que uma jornada de descoberta é lenta, gradual e progressiva. Você não vai descobrir Charlotte Mason em um dia nem em um ano é preciso tempo para descobertas. Gosto muito deste exemplo de  Catherine Levison:

“É Preciso repetir que Charlotte era uma escritora prolífica de uma vasta abordagem educacional quando as pessoas conhecem pouco de suas ideias elas anseiam por uma versão simplificada e eu não as culpo por isso. Quando resumo eu estou procurando fazer uma introdução rápida como um primeiro encontro entre duas pessoas. E é impossível que dois estranhos sejam capazes de compreender todos os aspectos que o outro representa em uma singela apresentação, e acredito que isso se torne mais problemático ainda quando o novo tem um potencial que é muito complexo por natureza. Imagine conhecer Albert Einstein em uma festa e pedir uma versão resumida de todo seu campo científico. Albert poderia se opor a sua insistência de que se você aprender o suficiente sobre ele em alguns minutos, você estaria pronto para me explicar seus métodos em casa, é válido considerar a natureza de conhecer alguém novo para nós e que isso leva tempo, mas às vezes é necessária uma introdução amigável sabendo que muito será deixado de fora no entanto na maioria dos casos é mais útil ter conhecido uma nova pessoa ou uma ideia nova superficialmente do que nunca tê-la conhecido.”

 

Sabe quando você conhece alguém, que até a linguagem dessa pessoa é um pouco estranha para você, mas você sabe que o relacionamento com aquela pessoa te edificará e então decide persistir? Para muitos de nós o começo desta descoberta pode ser assim… O tipo de literatura que Charlotte Mason escreveu, não é um formato de literatura que a maioria de nós está acostumado a ler… Lembro-me de quando iniciei minha leitura do volume 1, ainda em inglês, como era difícil assimilar todas as ideias de Miss Mason,  de quando eu lia e anotava sua fala sobre o jardim de infância de Froebel para no fim ela falar que isso não daria certo… kkk… Você já percebeu como muitas vezes ela apresenta toda uma ideia para depois falar quais pontos daquele sistema não são válidos? Faz parte do estilo literário de Miss Mason que só comecei a entender com o tempo, tempo de leitura, tempo de descoberta, tempo de conversa com pessoas que estão adiante de mim nessa jornada. Hoje acho encantador quando percebo a conexão entre todos seus livros e consigo relacioná-los aos artigos da Parents Review e ver o quão sólido e profundo foi o método que ela desenvolveu. 

 

Para Descobrir Charlotte Mason, não temos outra saída… Precisamos embarcar nessa jornada… precisamos investir tempo na leitura e releitura de seus livros, de seus artigos publicados, e ouvir pessoas que já estão adiante de nós neste caminho. E é para isto que estamos aqui nesta comunidade. Para que possamos compartilhar umas com as outras nossa jornada de descoberta… nossas dúvidas… nossas vitórias… nossos receios… nossos erros e acertos para que em amor possamos edificar umas as outras.

 

Então pense neste lugar, nesta comunidade,  como seu diário de descoberta e sinta-se à vontade para interagir, curtir, comentar, postar suas narrações e perguntas. E vamos juntos descobrir Charlotte Mason. E que tal começar agora nos contando aqui nos comentários como você descobriu ou está descobrindo Charlotte Mason? 

 

Se está iniciando agora, não se preocupe, logo teremos uma postagem com um "mapa" para te ajudar a saber por onde começar a trilhar essa jornada de descoberta. Mesmo assim sinta-se a vontade para nos contar como você chegou até aqui.


Denunciar publicação
    020

    Indicados para você