Descobrindo Charlotte Mason
Descobrindo Charlotte Mason
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
loading
Recursos EscolaresVOLTAR

Por onde começar? Comece por aqui!​

Por onde começar? Comece por aqui!​
Descobrindo Charlotte Mason
jun. 4 - 3 min de leitura
010

 

"É natural, então, que a demanda não explicitada pelas crianças seja por um currículo abrangente e muito variado; é necessário que lhes seja propiciado um currículo que ofereça algum conhecimento sobre a ampla gama de interesses próprios a elas e não podemos limitar este currículo por razões de conveniência ou limitações de tempo." 

~Charlotte Mason, 

Na educação Charlotte Mason os Níveis (Formulários) se referem às séries escolares. A tabela abaixo mostra a que série escolar e faixa etária os Formulários se equivalem.

                              Clique aqui para baixar um PDF com esta tabela

Disciplinas

O currículo deve incluir uma variedade de disciplinas. Nem todas as disciplinas são estudadas diariamente, mas é importante oferecer um banquete variado e generoso ao longo da semana. 

Nível 1 (1° - 3° séries)

Nível 2 (4° - 6° séries)

Nível 3 (7° - 8° séries​)

Nível 4 (9° série)

Níveis 5 & 6 (1° - 3° anos do EM​)

 

Cronograma de Aula (Schedule)​

O cronograma das lições deve ser cuidadosamente planejado, levando em consideração a sequência das disciplinas. Para manter a atenção plena e encorajar o melhor esforço da criança é necessário alternar a ordem das lições feitas, envolvendo diferentes partes do cérebro e do corpo e, consequentemente, evitando a exaustão de uma parte do cérebro. Busque alternar um assunto mais intenso seguido de um menos intenso. 

Por exemplo: lição de matemática seguida por uma lição de canto e, depois, uma lição com leitura e narração (História, Literatura, Geografia...) seguida por uma lição de Língua Estrangeira. As possibilidades são muitas!

O tempo máximo de cada lição varia de Formulário para Formulário e é importante ressaltar que as lições são curtas. Charlotte insiste em que a duração das lições sejam curtas para construir o hábito da atenção, evitar a fadiga mental, e para acomodar o banquete variado e generoso de ideias.

 

Como montar meu cronograma de aulas -> clique aqui

Exemplo de Cronograma de Aulas para Formulário 1

Exemplo de Cronograma de Aulas para Formulário 2 

 

Como planejar para as disciplinas

Quer saber mais sobre cada disciplina do método Charlotte Mason?

Nosso objetivo aqui é criar uma "biblioteca" de referências que te ajudarão a entender como, quando e porquê de cada disciplina que faz parte do banquete de ideias do currículo Charlotte Mason.

Historia Natural & Ciências

 

Participe do grupo Recursos Escolares e receba novidades todas as semanas.


Denunciar publicação
    010

    Indicados para você