Descobrindo Charlotte Mason
Descobrindo Charlotte Mason
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Por Onde Começar com a Educação Charlotte Mason: UM MAPA PARA A SUA JORNADA

Por Onde Começar com a Educação Charlotte Mason: UM MAPA PARA A SUA JORNADA
Descobrindo Charlotte Mason
jun. 4 - 18 min de leitura
070

(Baixe este texto em ebook clicando aqui) 

Talvez a educação domiciliar, aí na sua casa, não tenha acontecido ou não esteja acontecendo de forma pensada e premeditada, com muitos detalhes planejados e pesquisas feitas com antecedência. 

Talvez as circunstâncias da educação de seus filhos ou de sua família tenham mudado e agora você se encontra cogitando a transição ou transicionando seus filhos de uma escola tradicional para o homeschool ou você está considerando iniciar a educação acadêmica do seu/sua filho/filha em casa. 

Talvez você esteja com medo de não dar conta, ansiosa e se sentindo sobrecarregada com esta responsabilidade. 

Mamãe, nós sabemos que estes sentimentos são normais. PORÉM, também sabemos que você é capaz de ser uma mãe educadora e de realizar a educação domiciliar com seu filho ou filhos. Nossa certeza não vem só da nossa própria experiência como mães educadoras, mas da certeza de que Ele é quem nos capacita. 

 

 “‘A mãe é qualificada’, diz Pestalozzi, ‘e é qualificada pelo próprio Criador, para se tornar o principal agente no desenvolvimento de seu filho; ...e o que se exige dela é um amor pensante... Deus deu à criança todas as faculdades de nossa natureza, mas a grande questão permanece indefinida — como esse coração, essa cabeça e essas mãos serão empregadas? A que serviço serão dedicadas? Uma pergunta cuja resposta envolve um futuro de felicidade ou miséria para uma vida que lhe é tão querida. O amor materno é o primeiro agente na educação’”

~Cahrlotte Mason, Volume 1, p. 28

 

Se você foi chamada para realizar a missão de educar seu filho em casa, saiba que não está sozinha! Te convidamos a deixar todos os sentimentos que te paralisam de lado e “pegar na mão” do seu Ajudador para embarcar numa jornada cheia de aventuras e descobertas. 

Este mapa de como começar a educação domiciliar usando o métodos Charlotte Mason oferece uma rota que pode ser viajada de formas diferentes de acordo com a sua necessidade neste momento. Pense neste mapa como um guia onde você pode optar por caminhos diferentes daqueles propostos aqui e descobrir lugares encantadores nesta jornada homeschool. 

Nosso objetivo com estas dicas é oferecer um ponto de partida e te ajudar a navegar no mundo da educação domiciliar, enquanto está buscando conhecimento da filosofia de educação de Charlotte Mason. 

Essa missão parece ser intimidadora à primeira vista. Mas lembre-se mamãe: você não está sozinha nesta jornada, busque a orientação do Espírito Santo quando aparecer uma pedra em seu caminho e confie nEle para todas as necessidades da sua jornada como mãe educadora. 

 

Ponto de partida: tenho tempo de preparar as malas para a jornada? 


Sim, tenho tempo para me preparar para esta viagem: minha(s) criança(s) ainda não está/estão em idade escolar. Se sua família optou pela educação domiciliar e seu desejo é usar o método de educação Charlotte Mason, aqui vão algumas dicas enquanto você “arruma a mala”:

1-> Leia Educação no Lar e Pais e Filhos anotando aquilo que você já pode botar em prática de acordo com a idade do seu/sua filho/filha. Educação no Lar foi escrito para mães (e pais) de crianças com até 9 anos, mas vale ser lido por qualquer pessoa interessada nesta filosofia de educação, independente da idade de seus filhos. Não deixe ler o prefácio do livro que contém os 20 princípios que são pilares do método Charlotte Mason. Pais e Filhos, públicado pela Editora Ideias Vivas, é um guia para pais e mães, que trata em detalhes do nosso papel como semeadores de ideias na vida de nossos filhos e na formação do seu caráter, e nos chama para assumir nosso papel como principal agente na educação dos nossos filhos. ⁣⁣ 

2-> Busque entender as três ferramentas de educação: “Educação é uma atmosfera, uma disciplina, uma vida”; e pense como você já pode colocá-las em prática no seu dia-a-dia: ler bons livros em voz alta, fazer uma lista de hábitos que você deseja formar em você e sua família, etc. Você pode ouvir os episódios do Podcast Descobrindo Charlotte Mason que tratam das três ferramentas educacionais:

3-> Um método não é um sistema educacional. Charlotte Mason desenvolveu um método de educação enraizado no Evangelho. Você entende a diferença entre um método em um sistema de educação? “Método implica duas coisas: um caminho para um fim, e um progresso passo a passo por esse caminho. Além disso, seguir um método implica uma ideia, uma imagem mental, do objetivo final a ser alcançado”. Um sistema de educação “está comprometido a resultados calculáveis mais definidos. Por meio de um sistema, certos desenvolvimentos podem ser obtidos através da observação de determinadas regras. Taquigrafia, dança, como passar em provas, como se tornar um bom contador ou uma mulher da sociedade -- tudo isso pode ser aprendido por meio de sistemas.” (Volume 1, p. 34-35)  

4-> Entendemos que a idade escolar compulsória no Brasil é 4 anos, porém a educação formal proposta por Charlotte Mason começa por volta dos 6 anos de idade. Isso não significa que antes desta idade sua criança não vai iniciar o processo de alfabetização ou começar a contar ou descobrir as maravilhas do mundo natural! Pelo contrário, antes dos 6 anos a criança está aprendendo muito e também é importante o treinamento de hábitos começarem nesta época, especialmente os hábitos da atenção e obediência. Porém, antes dos 6 anos não é exigido da criança “sentar” para fazer as lições da aula. A aprendizagem, na idade pré-escolar, parte da curiosidade da criança e da atmosfera em que ela vive. Então podemos ter recursos a disposição e ter uma atmosfera do lar onde a criança vai estar aprendendo sobre letras, números, natureza, geografia, etc, mas sem o compromisso de preparar e realizar aulas. Para entender a visão de Miss Mason para os anos pré-escolares, recomendamos os seguintes recursos: 

5-> Tire um tempo para pedir direcionamento ao Senhor com relação a todos os detalhes da sua educação domiciliar. Qual é a visão dEle para o seu homeschool? Para te auxiliar nesta reflexão, recomendamos:

6-> Se você gostaria de entender mais sobre cronograma de horários de aula, matérias estudadas, tempo de cada lição, entre outras coisas, explore o grupo Recursos Escolares em nosso site e ouça ou assista nossos podcasts sobre "aulas na prática". Os sites Guia Caminho Vivo e Santa Zélia Mestra oferecem currículo Charlotte Mason gratuito além de recomendações de livros por série e outras dicas práticas. Sugestões de livros vivos podem ser achadas na Editora Ideias Vivas, Editora Livros Vivos e no blog Mãe de Catarina.

 

Não, a viagem é pra ontem e não tenho tempo de arrumar as malas! Já tenho que começar (ou já comecei!) o homeschool em seguida sem muito tempo para planejar todos os detalhes nem pesquisar sobre o método Charlotte Mason. 

Entendemos que nesta fase a leitura dos livros da Cahrlotte, Educação no Lar e Pais e Filhos, não possa ser realizada por completo, porém recomendamos que você se organize para ler algumas páginas por dia/semana (você conhece nosso Clube de Leitura Amor Pensante?). Aqui vão sugestões para dar início a esta jornada:

1-> Leia os 20 Princípios, encontrados no prefácio do livro Educação no Lar, e reflita sobre cada um, anotando aquilo que te chama atenção. Um dos 20 princípios trata das três ferramentas educacionais: atmosfera do lar, disciplina dos hábitos e apresentação de ideias vivas. Reflita como você está usando estas ferramentas para te auxiliar na educação de seus filhos. Estes recursos te ajudarão a ter uma visão geral da Filosofia de educação Charlotte Mason:

2-> Um método e não um sistema educacional. Charlotte Mason desenvolveu um método de educação enraizado no Evangelho. Você entende a diferença entre um método em um sistema de educação? “Método implica duas coisas: um caminho para um fim, e um progresso passo a passo por esse caminho. Além disso, seguir um método implica uma ideia, uma imagem mental, do objetivo final a ser alcançado”. Um sistema de educação “está comprometido a resultados calculáveis mais definidos. Por meio de um sistema, certos desenvolvimentos podem ser obtidos através da observação de determinadas regras. Taquigrafia, dança, como passar em provas, como se tornar um bom contador ou uma mulher da sociedade -- tudo isso pode ser aprendido por meio de sistemas.” (Volume 1, p. 34-35)  

3-> Entenda o que é narração, livros vivos, e o conceito de lições curtas. Também se organize para passar um bom tempo ao ar livre, sempre que possível. Estes recursos te ajudarão a ganhar conhecimento nestas áreas: 

4-> Outro aspecto importante é o treinamento de hábitos, especialmente os hábitos da atenção e obediência. Reflita se seus filhos já têm esses hábitos bem trabalhados ou se ainda precisam ser trabalhados. 

5-> Mesmo em meio à realização de inúmeras tarefas para iniciar a educação domiciliar com seus filhos, dedique um tempo para pedir direcionamento ao Senhor nesta jornada. Qual é a visão dEle para o seu homeschool? Para te ajudar nesta reflexão, sugerimos:

6-> Se você já montou um plano de estudos para seu/sua filho(a) ótimo! Lembre-se que o plano de estudo ou currículo existem para lhe servir, não vire uma escrava deles! Eles são ótimos ajudantes, porém a criança a sua frente é bem mais valiosa do que marcar um “check” nas lições completadas. Ter um plano de ação nos ajuda a dar passos na direção que devemos ir, mas também nos permite flexibilidade para fazer ajustes conforme necessário. Se você gostaria de entender mais sobre cronograma de horários de aula, matérias estudadas, tempo de cada lição, entre outras coisas, sugerimos:

 

Não esqueça do seguro viagem!

Como mencionamos acima, você não está sozinha nesta jornada! A sua segurança deve ser na certeza de que Ele é quem te capacita para realizar esta missão. 

Nós temos um dever desafiador em nossas mãos, de instruir nossos filhos sob a autoridade de Deus com o desejo e esperança que eles se tornem homens e mulheres de bom caráter. Não importa o quão difícil seja esta tarefa, nós não a realizamos sozinha, mas com a ajuda do Espírito Santo.

 

"Todo o nosso ensino às crianças deve ser dado com reverência, com o humilde sentimento de que neste assunto somos convidados a cooperar com o Espírito Santo, mas deve ser feito zelosamente e diligentemente, com a terrível noção de que nossa cooperação parece ser uma condição da ação Divina, que o Salvador do mundo nos implora para 'deixar vir a Mim as criancinhas', como se tivéssemos o poder de impedir, como sabemos que temos."

~Charlotte Mason, Pais e Filhos

 

Portanto reflita sobre a visão de Deus para a educação de cada uma de suas crianças. Faça este tipo de reflexão de tempo em tempo, talvez a cada três meses ou pelo menos uma vez por ano. 

Criar uma visão para o seu homeschool, levando em consideração a individualidade de cada um de seus filhos, pode lhe assegurar uma tranquilidade quando você encontrar desafios no caminho. 

 

Traçando a rota da jornada.

Apesar da rota traçada parecer ser a mesma para todas nós, o percurso percorrido por cada uma de nós será diferente. Miss Mason diz que crianças nascem pessoas, cada uma com uma personalidade e talentos únicos. Porém, existem alguns recursos que nos auxiliam a percorrer o percurso da nossa jornada de uma forma mais tranquila: lições curtas e um schedule de aulas (cronograma de aulas).

Se você ainda não tem uma rotina diária para sua família, agora é hora de fazer isso. Defina o horário de aula, horário das refeições, horário para lazer e brincadeira livre para as crianças, horário para ajudar nas tarefas domésticas e horário para atividades extracurriculares (ex: natação, aula de piano, etc). Não esqueça de sempre separar um tempo para passar ao ar livre. 

E lembre-se que existe flexibilidade para percorremos caminhos diferentes nesta jornada. Com o mapa da rota em mãos, podemos fazer mudanças quando necessário: seja mudar a ordem das lições ou diminuir o tempo de uma lição para ajudar nossa criança a progredir com sucesso e confiança em determinada disciplina.

 

Vamos dar a partida? 

Agora que a jornada já começou, você pode estar pensando “como fazer tudo isso tantas vezes na semana com minhas crianças?” 

A princípio, esta viagem pode parecer longa e cansativa com tantas demandas, não só com a educação domiciliar, mas também com a casa, família, etc. É importante e necessário nos organizarmos e no artigo “Vamos planejar?  Dicas para criar seu planejamento semanal” que se encontra aqui na Comunidade DCM, você encontrará dicas práticas sobre como fazer o seu planejamento.

Sim, nós temos quilômetros e quilômetros a serem percorridos à nossa frente... Mas  não precisamos percorrer tudo de uma vez só! Não estamos educando nossos filhos em uma corrida para ver quem chegará primeiro no final, mas estamos educando a criança como um todo, formando o seu caráter, e isso leva tempo, paciência, persistência e cooperação com o Educador Supremo. Acima de tudo, estamos educando nossos filhos para que eles conheçam intimamente o seu Criador e Salvador!

Então não tenha receio em dar a partida! Não adie o primeiro dia de aula! Talvez de um frio na barriga e até um nervoso, mas você só vai saber as alegrias e desafios da jornada a frente uma vez que ela começar! Então marque o primeiro dia de aula no calendário (e não precisa ser numa segunda-feira, quem sabe comece na quinta-feira?) e celebre este momento. 

 


 

Mais fontes e recursos sobre a filosofia de Educação Charlotte Mason:

 

*** Nossa intenção é manter esta humilde lista de recursos atualizada com novos artigos, podcasts, vídeos e outros materiais relevantes conforme esses se tornarem disponíveis. ***

Agradecemos a todos que vem contribuindo para trazer as palavras de Miss Mason para o potuguês e que citamos aqui.

Última atualização: Novembro, 2022


Denunciar publicação
    070

    Indicados para você