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PARINDO O MESMO FILHO PELA SEGUNDA VEZ

PARINDO O MESMO FILHO PELA SEGUNDA VEZ
Juliana Olivea
mar. 17 - 5 min de leitura
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Resenha do livro Pais e Filhos- Cap 3. Pais como aqueles que inspiram. Os filhos devem nascer de novo para uma Vida de Inteligência

A criança herda a disposição de caráter e não o caráter, este pode ser modificado, dirigido, corrigido, expandido, através da educação, das circunstâncias e mais para frente através do auto-controle, auto-cultura e SOBRETUDO através do agir do Espírito Santo, este infelizmente é pouco percebido e pouco solicitado. Esta ideia me remete ao texto de Rm 12:2; "E não vos conformeis a este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus". e Gálatas 4:19 Meus amados filhos, novamente estou sofrendo como que com dores de parto por vossa causa, e isso até que Cristo seja formado em vós.

A disposição de caráter ou tendência corresponde às qualidades ou defeitos da natureza original da criança. Sendo que toda qualidade tem seu defeito,este deve ser corrigido, bem como todo defeito tem sua qualidade,esta deve ser fortalecida.

A ciência daquela época já comprova que é na primeira infância que  se estabelece as bases para o desenvolvimento do caráter, visto que a disposição de caráter e as estruturas físicas do cérebro estão intrinsecamente relacionadas. O cérebro e a mente trabalham juntos. Os processos fisiológicos; modificações na massa cerebral, impressão de sentido sobre o cérebro, corrente de atividade molecular de uma para a outra parte do cérebro, cada movimento muscular, deixa para trás algumas modificações dos elementos nervosos envolvidos em sua função. A partir disto, podemos afirmar que talentos específicos, podem ser formados quase que involuntariamente e que algo antes complexo de se fazer ou pensar pode se tornar automático pela repetição, ou até mesmo podemos explicar a ideia de intuição. O processo fisiológico é a base física da memória e é a base do desenvolvimento de todas as funções mentais. Portanto, as experiências particulares da vida; sentimentos e reações externas afetam a estrutura física de nosso cérebro, que por sua vez é a base pelo qual desenvolvemos nossa forma de pensar, sentir e agir. Logo as experiências da vida influenciam em nossa disposição de caráter.  A ciência é capaz de provar que o caráter deve ser então gerado e lapidado. Aí está a responsabilidade dos pais pelo segundo nascimento de seus filhos; Ensine uma criança no caminho em que deve andar e quando envelhecer não se desviará dele'’. Uma criança bem educada, se sairá bem, uma criança mal educada acabará mal.Encontraremos as exceções, as quais, comprovam a regra.E é sobre esta lei que os pais fundamentam seus esforços para a educação de seus filhos. 

A pergunta que fica é esta; como então formar o caráter de uma criança?

Antes de responder esta questão, encontro a ideia central deste capítulo ou pelo menos uma das. 

Quanto maior o senso de responsabilidade pela formação do caráter de nossos filhos, mais capacitados estaremos para tal feito. 

É exatamente neste ponto que Mason nos provoca; 1- não deveríamos então estarmos envolvidos por um fervor de entusiasmo educacional e "dispostos a dar nossas vidas(grifo meu), tal como os primeiros cristãos o faziam na espera da volta do Senhor?

2- Sabendo então que nenhum ato mental está escrito na água"(Dr. Maudsley) e que toda a vida é organizada nas linhas das primeiras memórias puras e ternas, como continuaremos a semear descuidadamente sementes de milho e cicuta, de espinheiro e rosa, ou seja ideias dignas juntamente com ideias ignóbeis no coração de nossos filhos? Que o próprio Educador Supremo nos impulsione a não nos contentarmos com o bom, mas com o melhor e nos conduza a tudo que é belo. Com tudo que é verdadeiro, tudo que é honesto, tudo que é justo, tudo que é amável, tudo que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensei. Filipenses 4.8.

Portanto, podemos sim, sobretudo pelo agir do Espírito Santo, parir nossos filhos pela segunda vez, agora para uma vida de inteligência e poder moral. Inspirando-os em suas ideias, seus hábitos, seu modo de pensar, sentir e agir, seus objetos de pensamento, seus talentos distintos, por fim sua disposição de caráter desde a tenra idade. Parafraseando a poesia de Mason no fim do capítulo 3; cabe a nós pais, sermos o veículo, feito abelhas carregar o pólen fertilizante até as flores almas dos pequenos, a fim de frutificarem para glória de Deus e se maravilhar com Ele.

 

 

 


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