Descobrindo Charlotte Mason
Descobrindo Charlotte Mason
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

O mapa do tesouro: minha jornada descobrindo Charlotte Mason

O mapa do tesouro: minha jornada descobrindo Charlotte Mason
Mariana Mastracchio
abr. 8 - 2 min de leitura
020

Descobrir Charlotte Mason foi como descobrir um mapa do tesouro, de um tesouro bem escondido!

Eu encontrei a filosofia de educação de Charlotte Mason através de uma busca no Google. Me deparei com o site americano AmblesideOnline e esta foi minha primeira introdução à Miss Mason e suas ideias. 

Mas como falei, esta descoberta foi semelhante à descoberta de um mapa que te leva a um rico tesouro, porém através de um caminho longo, muitas vezes árduo e confuso, mas com muitas paisagens lindas pelo caminho.

Por morar nos EUA, eu comecei a desvendar este "mapa" em inglês, todavia, o inglês de Miss Mason não era algo que eu estava acostumada. Pois veja, Miss Mason era britânica, ela viveu na era vitoriana, escreveu extensamente sobre educação e educadores de sua época e de outrora, seus livros são cheios de ideias vivas, sua linguagem é rica e desafiadora (muitas vezes confusa também!) 

Em contraste, eu aprendi o inglês americano, não tenho formação nenhuma na área de educação, filosofia sempre foi uma disciplina desafiadora para mim, eu não cresci numa dieta farta de ideias vivas!

Realmente, desvendar este "mapa" seria um desafio! Mas mesmo assim, quanto mais eu lia sobre Charlotte Mason, sobre seu método de educação, mais eu me apaixonava. Eu digo que foi amor à primeira vista :) 

Eu ainda tenho muito a desvendar deste mapa do tesouro deixado por Miss Mason. A cada momento que descubro algo novo, dou pulos de alegria, narro pras minhas companheiras de jornada, e me esforço para aplicar no meu homeschool. E que alegria poder fazer estas descobertas junto a esta comunidade!!!

E naqueles momentos que me deparo com obstáculos, ou saio da rota, sei que não estou sozinha. Recorro à minha mentora, busco informações de mamães que já trilharam esta parte da jornada e, acima de tudo, busco direcionamento do Educador Supremo.

Já são seis anos que sigo descobrindo Charlotte Mason, descobrindo pequenos tesouros ao longo do caminho, sendo muito abençoada nesta aventura!

 

“Todo o nosso ensino das crianças deve ser dado com reverência, com o humilde senso de que somos convidados neste assunto a cooperar com o Espírito Santo.”

~Charlotte Mason, Parents and Children (volume 2)


Denunciar publicação
    020

    Indicados para você