Descobrindo Charlotte Mason
Descobrindo Charlotte Mason
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

O desafio em meio ao mar do conhecimento.

O desafio em meio ao mar do conhecimento.
Maycon Raphael Chaves
abr. 2 - 3 min de leitura
030

Certa vez li a respeito da vida de Agostinho de Hipona (354 -430), e em uma de suas reflexões  ele narra a experiência de tentar entender os mistérios de Deus, até se deparar com um menino na beira da praia fazendo um buraco na areia e colocando água do mar dentro dele. Logo perguntou ao menino o que ele estava tentando fazer, o menino disse a ele: Vou colocar toda essa água nesse buraco! Ele então disse ao menino: Seu tolo! Não vê que isso é impossível? O menino então respondeu a ele: Da mesma forma te digo que é impossível  compreender os mistérios de Deus em sua limitada mente humana.

Essa foi exatamente minha experiência quando me deparei com o tema: Educação familiar! 

Quando minha esposa começou a ler e pesquisar sobre educação, ela que sempre teve contato com crianças ao longo da adolescência e juventude e até trabalhou em escolas infantis, se viu perplexa em como era profundo esse tema e que nosso papel era fundamental nesse processo de educar nossos filhos. 

Obviamente quando me deparei com tanta informação e tantos métodos e maneiras que ela me apresentava, buscava uma "receita" pronta, fácil, rapidamente aplicada à nossa realidade. Mas os obstáculos eram vários, e, começavam principalmente pela descontrução que teríamos que enfrentar para que algo desse certo. 

Depois de algumas tentativas, leituras, pesquisas, método a, b, c, percebemos que precisávamos de algo prático e que envolvesse tudo em nossa casa, foi então que a filosofia de Charlotte Mason começou a dar seus primeiros frutos em nossa casa: A atmosfera do Lar!

Começamos a passar mais tempo juntos em família, a construir juntos hábitos saudáveis (que foram reiniciados algumas vezes rsrs e as vezes necessitam ser relembrados), ao passo que investindo em livros vivos, com histórias vivas e também conhecendo várias pessoas já avançadas no método tivemos a convicção que esse era um caminho sem volta, cremos piamente que Deus nos levou aos escritos de Miss Mason e através de sua filosofia de educação podemos colocar várias coisas em ordem em nossa casa, em nossa rotina, e na formação de bons hábitos.

Depois desse passo, começaram os resultados incríveis que enxergamos em nossas próprias filhas, temos a mais velha de 7 anos, que fala sobre Ciência, Biologia, Paleontologia, Geografia, Arte e já leu em 2 anos praticamente mais livros que li em toda minha vida escolar! E o mais impressionante de uma forma extremamente NATURAL, PRAZEROSA e ALEGRE.

Percebi então que o mar de conhecimento é ilimitado, e que eu nunca vou dar conta de ensiná-la sobre tudo! Mas que ela, ao longo dessa jornada irá mergulhar nesse vasto conhecimento, e que somos apenas os instrutores do caminho, de como navegar e ela guiada pelo Espírito Santo irá descobrir os desafios em meio ao mar do conhecimento.


Denunciar publicação
    030

    Indicados para você