Quando me propus a ler este livro pensei que leria sobre um método para educação academica, entretanto me supreendi com a riqueza e como a educação é muito mais de aprender coisas. A responsabilidade dos pais vai além, envolve o cuidado com o corpo, alma e mente de seus filhos para o bem dele e para o bem da sociedade.
Precisamos de um método! O método proposto pela CM, como ela mesma chama, é um método baseado na lei natural, ou seja, a todo momento a criança esta sendo educada. Sendo assim, lembrei de Deuteronomios 6:7 "tu as inculcarás a teus filhos, e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e ao deitar-te, e ao levantar-te". Deus já tinha nos advertido que se queremos chegar ao coração de nossos filhos o ensino deveria ser constante, fico pensando na famosa "atmosfera" que a CM tanto fala.
Quanto as posses da criança, entendi que:
Ofendemos a criança quando fazemos algo que NÃO deveríamos fazer (consentir como que é proibido, desconsiderar as leis da boa saude, vida moral e intelectual)
Desprezamos, quando subestimamos sua capacidade de entender o certo e o errado ou quando não oferecemos o melhor para sua educação (melhor cuidadora, melhores horas)
Impedimos a criança, quando não permitimos que essa tenha um relacionamento com Deus. Desde o prefácio CM fala que as crianças são pessoas, como tais, são dotadas de uma personalidade e precisam ter um relacionamento com Deus.