Descobrindo Charlotte Mason
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História Natural & Ciências

História Natural & Ciências
Mariana Mastracchio
out. 16 - 10 min de leitura
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A História Natural engloba todos os assuntos científicos contidos no método Charlotte Mason tais como: livros de sabedoria da natureza, estudos especiais, diário da natureza e recursos para estes tópicos. Outros assuntos científicos que, também, fazem parte do currículo são: química, física, ciências da terra e botânica.

"Ciências Naturais" ou "Ciências Gerais'' são outras formas de se referenciar a História Natural.

 

História Natural no Formulário 1 (1°- 3° séries)

De acordo com os cronogramas de aula (timetables) usados nos tempos de Miss Mason, no Formulário 1, História Natural aparecia no cronograma semanal de aula em quatro períodos: história natural por 10 minutos, três vezes por semana, e uma aula de lição objetiva que, também, durava 10 minutos.

A leitura científica se enquadra em 3 categorias: dois livros distintos de sabedoria da natureza, e alguns recursos que apoiam os estudos especiais.

“Nossa principal dependência está nos livros como um complemento ao trabalho ao ar livre ... Nesses livros, as crianças são colocadas na posição de observador original dos fenômenos biológicos e outros fenômenos [naturais]. Eles aprendem o que observar e fazem descobertas por si mesmos... Eles são colocados na atitude correta da mente para observações e deduções científicas, e seu aguçado interesse é despertado.” ~Charlotte Mason, School Education, p. 238

 

 Livro 1: Sabedoria da Natureza. Narrativa sobre vários animais tais como pássaros, animais da fazenda ou do zoológico, mamíferos de uma determinada região, animais do mar, animais na primavera ou outra estação do ano, etc. 

Livro 2: Sabedoria da Natureza. Livro, escrito em forma narrativa, que trata de um ecossistema ou região ecológica. Alguns exemplos são: vida em uma lagoa mostrando a relação dos seres vivos que habitam uma lagoa; animais da floresta mostrando a relação dos seres vivos que habitam uma floresta, etc.

Livro 3: Leituras que apoiem os Estudos Especiais. Livros desta categoria são geralmente mais curtos do que os de Sabedoria da Natureza; pode-se usar também guias ecológicos (ex: guia de pássaros ou de flores nativas da região), artigos de revistas que abordam o tópico estudado em forma narrativa, atlas de animais ou de regiões ecológicas, partes de um livro que trate do tópico a ser estudado, ou qualquer outro material vivo que ajude a colocar a criança na posição de observador original do tópico ou tópicos em estudo. 

 

NOTA sobre os tipos de livros usados nesta disciplina:

  • Os livros de Sabedoria da Natureza abrangem vários assuntos, tais como determinados grupos de animais ou regiões ecológicas. Já os livros usados para apoiar os Estudos Especiais tratam de um tópico específico, por isso muitas vezes se faz necessário usar mais de um livro/material para os Estudos Especiais. 
  • Os livros de Sabedoria da Natureza servem para “abrir o mundo” Natural para as crianças; através da imaginação elas são convidadas a caminhar ao lado do naturalista ou seguir aventuras de animais ou em florestas, etc. 
  • Os livros de Sabedoria da Natureza geralmente são mais longos e nem sempre um livro desta categoria é lido por inteiro em um determinado termo escolar. Geralmente, são lidas de 4-5 páginas por lição. 
  • Livros usados para os Estudos Especiais dão uma abordagem mais específica do tópico escolhido. Estes livros apresentam informações, em forma narrativa de preferência, sobre o tópico de maneira suave e simples e não é cheio de fatos/diagramas/fotos na página. 
  • Se possível, observar os assuntos tratados nos livros de Sabedoria da Natureza. Por exemplo: visitar uma lagoa ou rio se o livro de Sabedoria da Natureza trata dos seres vivos que habitam este ecossistema, ou ir numa fazenda se estiver lendo um livro sobre animais da fazenda. Não é mandatório, mas é interessante proporcionar este tipo de oportunidade para as crianças. 

O que são os Estudos Especiais:

Os Estudos Especiais são uma oportunidade para focar em tópicos individuais nas áreas de botânica, biologia ou ciências da terra. Estes tópicos geralmente são observados à tarde, durante o Estudo da Natureza, onde o tópico pode ser examinado mais de perto por meio de observação ou de uma Lição Objetiva.

Os Estudos Especiais também acontecem durante o horário das lições (uma vez na semana) com a leitura de livros referentes aos assuntos estudados.

A recomendação é escolher de 1 a 3 tópicos por termo que possam ser observados de perto e de acordo com a estação do ano. O mais importante é escolher algo que se possa observar diariamente, se possível.

Charlotte faz várias recomendações de tópicos para estudar que são ótimos e são pertinentes ao lugar onde ela vivia. Busque tópicos para os Estudos Especiais de elementos naturais que ocorram onde você mora e que possam ser observados com frequência. Se você mora perto da praia pode considerar estudar animais marinhos ou este tipo de ecossistema, se você mora perto de uma fazenda que pode visitar com frequência, talvez queira estudar animais da fazenda. Conforme a criança vai ficando mais velha (por volta da 4a série) ela pode escolher os tópicos que deseja estudar. 

Ideias de tópicos para os Estudos Especiais: https://maedecatarina.wordpress.com/2019/08/30/estudos-especiais/

O que são as Lições Objetivas:

Lições Objetivas são geralmente feitas durante o tempo de estudo da natureza, complementando os tópicos que estão sendo estudados nos Estudos Especiais.

O Handbook of Nature Study, um livro que encontra-se em inglês, é um exemplo de recurso que é muito usado para auxiliar o professor a preparar as lições objetivas. Este livro contém diversas lições curtas divididas por tópicos. 

A ideia é que você leve cerca de 10 minutos para observar algo específico, fazendo algumas perguntas "casuais" às crianças para ajudá-las a perceber algo que elas talvez não vejam sem que sejam solicitadas.

Charlotte Mason deixa bem claro que nós não devemos dar todas as respostas e que devemos nos sentir à vontade para dizer "não sei", quando não sabemos algo. Porém é esperado que nós nos eduquemos sobre os tópicos de história natural a serem estudados por nossos alunos.

É importante lembrar que nem todas as lições objetivas precisam ser planejadas com antecedência, às vezes, durante uma caminhada na natureza, algo irá despertar o interesse das crianças que levará à uma lição objetiva espontânea.  

O Diário (caderno) da Natureza:

O diário da natureza é um dos cadernos mais conhecidos no método CM. Esta forma de vitalidade é um deleite e pode ser cultivada em família mesmo quando a criança ainda é pequenina; a criança pinta em aquarela e dita suas observações para a mãe escrever. 

E se você, mamãe, está pensando em começar um Diário da Natureza, nosso concelho é: 

“Se possível, é bom para o professor (ou pais) manter também um diário da natureza; é uma vida que vivemos juntos.” ~Susan Schaeffer Macaulay, For the Children’s Sake, p. 135

Miss Mason nos dá instruções claras de como usar o Diário da Natureza:

“Assim que a criança seja capaz de manter, sozinha, um diário da natureza, este será para ela uma fonte de grande prazer. A caminhada diária lhe dará algo para registrar: três esquilos e um lariço, um gaio voando através de tal campo, uma lagarta subindo uma urtiga, um caracol  comendo uma folha de repolho, uma aranha caindo de repente no chão… Inúmeros assuntos para registrar ocorrem a criança  inteligente.

Enquanto a criança ainda é bem nova (cinco ou seis anos), ela já deve começar a ilustrar suas observações livremente com desenhos de pincel; no começo, ela deveria ter um pouco de ajuda para misturar as cores, em forma de princípios, não direcionamentos. Ela não deveria ser instruída a usar agora isso, agora aquilo, mas, nós obtemos o roxo ao misturar isso e aquilo, e então ela deveria ser deixada a si mesma para obter o tom apropriado. Quanto ao desenho, a instrução tem, sem dúvida, seu tempo e lugar; mas seu diário da natureza deve ser deixado por sua própria iniciativa. Uma criança de seis anos reproduzirá um dente-de-leão, uma papoula, uma margarida, uma íris, como suas folhas, impelida pelo desejo de representar o que vê, com vigor e correções surpreendentes.

Um livro de exercícios com capa dura servirá como diário da natureza, mas é necessário ter cuidado para escolher um papel apropriado tanto para escrever quanto para desenhar com pincel [aquarela].” ~Charlotte Mason, Educação no Lar, p.92-93

O Diário da Natureza exerce grande importância como base para o estudo das ciências, pois nele, a criança registra, periodicamente, suas observações de plantas, animais, fenômenos naturais, etc., aumentando o seu grau de conhecimento do mundo Natural.

Por volta dos 9-10 anos ela pode começar um caderno dedicado a experimentos científicos que são feitos quando o estudo de física, química, botânica e geologia são iniciados. 

Colocando em prática:

  • O Diário da Natureza pode começar como uma atividade em família, independente da idade da criança. Crianças pequenas podem ditar suas observações para a mãe escrever.

  • Por volta dos 6 anos, a criança ilustra algo observado na natureza pelo menos 1 vez por semana e continua as observações diárias (ou o mais frequente possível) ditadas para a mãe escrever. 

  • Para as ilustrações, a preferência é dada à aquarela. Este método de “molhado no seco” captura melhor o espécime a ser desenhado e é mais rápido que o desenho a lápis. 

  • As ilustrações podem ser feitas de espécimes trazidos para casa, mas é importante estimular a ilustração feita de memória. 

  • O Diário da Natureza é utilizado por toda a carreira escolar do estudante e, preferencialmente, se tornará um companheiro para a vida!

  • O Diário da Natureza é para toda a família!

 


Abaixo deixamos alguns links para pesquisar mais sobre este assunto:

“O Caderno da Natureza” por Sonya Shafer

Algumas dicas para começar um Diário da Natureza

Sabbath Mood Homeschool um website americano dedicado à História Natural no métdo CM.


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