Descobrindo Charlotte Mason
Descobrindo Charlotte Mason
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Formação de Bons Hábitos para Vida - PARTE 1

Formação de Bons Hábitos para Vida - PARTE 1
Mariana Mastracchio
jul. 26 - 3 min de leitura
030

 

Hábito é dez naturezas, diz Charlotte Mason. Se você está se perguntando porque uma educadora britânica do século passado falou tanto sobre treinamento e formação de hábitos, eu te convido para refletir sobre algumas ideias que tratam deste tema.

Para complementar e expandir este assunto de formação de hábitos não deixe de ouvir estes episódios do nosso Podcast: episódio #11 e episódio #13

 

“Os hábitos da criança produzem o caráter do homem.”  

Charlotte Mason escreveu extensamente sobre a formação de hábitos, explicando a fisiologia do hábito e dando exemplos concretos de como hábitos são formados e a importância da disciplina do hábito. Porém, a mensagem que mais me marcou, é que hábitos vão além de "ter a constância em realizar determinadas tarefas,” eles influenciarão na formação do caráter e desenvolvimento do coração da criança.

 

“A cada dia, e cada hora, os pais estão, passiva ou ativamente, formando hábitos em seus filhos, dos quais, mais do que qualquer outra coisa, seu caráter e conduta futuras dependem.”  

Sim, nós temos uma grande responsabilidade na formação dos hábitos dos nossos filhos e somos uma grande influência nesta área… porém não estamos sozinhos! O Criador nos capacita diariamente e o Espírito nos guia constantemente. Nosso objetivo não deve ser perfeição, pois só Deus sabe quantos hábitos ainda precisamos formar ou melhorar em nós mesmos! Porém, quando olhamos para cada um de nossos filhos, devemos focar em todo o potencial da pessoa que eles são, dos lindos seres criados à imagem de Deus. 

 

“Semeie um ato e colha um hábito; semeie um hábito e colha um caráter; semeie um caráter, colha um destino.”

E como podemos semear um bom ato? Na filosofia de educação de Miss Mason encontramos essa resposta. Algumas formas práticas incluem: leitura de bons livros de poder literário (livros vivos), tempo para explorar ao ar livre, uma rotina que permita consistência na realização de certas tarefas, ajudar e incentivar a atenção nos nossos filhos deixando-os observar algo interessante sem interrompê-los (levando em consideração sua idade/desenvolvimento), etc.

 

“A mãe [e o pai] que se esforça para dotar seus filhos de bons hábitos garante dias suaves e confortáveis.” 

O trabalho à nossa frente pode parecer uma montanha gigantesca a ser escalada… mas nossos esforços para garantir o melhor para nossos filhos não são em vão!

 


Esta é a primeira postagem de uma série de postagens sobre formação de hábitos.

Quais são suas dúvidas sobre este assunto? Compartilhe conosco nos comentários!

 

Leia a Parte 2 da série "Formação de Bons Hábitos para Vida" aqui!

Leia a Parte 3 da série "Formação de Bons Hábitos para Vida" aqui!

 


Denunciar publicação
    030

    Indicados para você