Descobrindo Charlotte Mason
Descobrindo Charlotte Mason
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
loading
Cultura MaternaVOLTAR

Diário da Mãe

Diário da Mãe
Mariana Mastracchio
abr. 26 - 2 min de leitura
000

 

No livro Parents and Children, Charlotte Mason fala do Diário da Mãe; uma prática que nos ajuda a registar o crescimento intelectual, físico, moral e espiritual dos nossos filhos. 

“O Diário da Mãe:

Os pais e os professores devem procurar responder a perguntas como estas: 

Quando os primeiros estímulos do senso moral aparecem na criança? 

Como eles se manifestam? Quais são os equipamentos emocionais e intelectuais da criança em diferentes períodos de [crescimento], e como eles correspondem com seu equipamento moral? 

Em que momento a consciência entra em cena? 

A quais atos ou omissões a criança aplica os termos certo ou errado? 

Se observações desse tipo fossem feitas com cuidado e devidamente registradas, a ciência da educação teria à sua disposição uma quantidade considerável de material a partir do qual, sem dúvida, generalizações valiosas poderiam ser deduzidas. 

Toda mãe, em especial, deve manter um diário no qual anote as sucessivas fases do crescimento físico, mental e moral de seu filho, com particular atenção à moral; para que os pais possam fazer uma previsão oportuna do caráter de seus filhos; para fomentar neles todos os germes do bem e por precauções imediatas para suprimir, ou pelo menos restringir, o que é ruim.”

 

Imagine que deleito que é manter registros sobre o crescimento dos nossos filhos em todas aquelas áreas citadas acima e assim tomar ações que ajudem a plantar neles sementes daquilo que é bom, belo e verdadeiro sempre cuidando para podar aquilo que é ruim? 

Participe do grupo Cultura Materna e receba novidades todas as semanas.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você