Descobrindo Charlotte Mason
Descobrindo Charlotte Mason
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Cérebro saudável, educação viável.

Cérebro saudável, educação viável.
Telina Cleine
jun. 28 - 3 min de leitura
020

Tendo considerado a importância de uma sóbria Filosofia da Educação e o papel dos pais na execução sábia e cuidadosa de sua prática, é fundamental que condições cerebrais saudáveis sejam fornecidas, já que é no cérebro aonde os poderes mais educáveis da criança estão sediados, a saber: inteligência, vontade e sentimentos morais.

À vista disso, a garantia de condições excelentes para o cérebro em forma de nutrição, exercício e descanso, através do "hábito diário de um trabalho moral e mental apropriado", "levado à cabo sobre a disciplina de regras" é de suma importância para o crescimento vigoroso da mente e da vontade.

Ao concluir parte do pensamento, na página 56, três imperativos de Charlotte captaram a minha atenção fortemente:

"...faça com que se preparem para entender;"

"...faça com que se esforcem a executar e suportar;"

"...faça com que sejam prontos a sacrificar a facilidade e o prazer;

Pensando e meditando sobre isso neste dia, penso se a elucidação destas questões perpassam pela atmosfera do lar, disciplina do hábito que por sua vez gera o fortalecimento da vontade, nessa ordem.

Medito em minha própria posição como pessoa e educadora e reconheço a necessidade de cada uma dessas providências que me tornarão, talvez, mais humilde e quem sabe, através do auxílio do Espírito Santo, mais preparada a exercer a autoridade de forma servil como convém.

Ainda com essas questões em mente, permitam-me um breve relato prático dos conceitos explanados acima em meu próprio lar neste mesmo dia.

Tenho uma filha de 3 anos que tem hipotonia sem causa definida apesar de todos os mais detalhados exames serem feitos. Ela ainda não anda e tem dificuldades com alguns movimentos, embora a musculatura seja a única afetada, graças à Deus!

Resolvi acolher as duas últimas ordens acima citadas de forma pontual e superficial ao pedir que ela recolhesse todos os blocos de madeira com os quais montou sua cidade. Diante da dificuldade, entreguei-lhe uma pequena pá e vassourinha transmitindo uma confiança silenciosa na sua capacidade de recolher tudo e então observei discretamente. Com muito esforço ela conseguiu e ainda guardou tudo no lugar certo ao meu comando. Um doce sorriso de satisfação iluminava seu rosto e fortalecia minha confiança de que estou no caminho certo embora tão longe da excelência desejada e ordenada.

Prossigo então com fé, entusiasmo e esforço grata à Deus pelas companhias.


Denunciar publicação
    020

    Indicados para você