Descobrindo Charlotte Mason
Descobrindo Charlotte Mason
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
Um Natal Charlotte MasonVOLTAR

A Sabedoria de Charlotte no Natal, por Sonya Shafer

A Sabedoria de Charlotte no Natal, por Sonya Shafer
Mariana Mastracchio
nov. 12 - 3 min de leitura
000

Como tenho estudado os escritos de Charlotte nestes últimos meses (especialmente seus pensamentos sobre hábitos - mas mais sobre isso depois), fiquei encantada em encontrar alguns conselhos específicos que ela deu sobre as férias de Natal.

1. Selecione livros de Natal para crianças pequenas com cuidado. Vá em frente e dê-lhes "livros engraçados, mas não dê às crianças muita leitura sem sentido" (Vol. 1, p. 213).

2. Tente fazer alguns pequenos planos para manter as crianças ocupadas durante os dias após o Natal também, para que elas não se metam em encrencas durante seus dias de férias escolares (Vol. 5, pp. 109, 110). "Os dias em que a rotina é negligenciada são, como sabemos, os dias em que as crianças tendem a ser mais desobedientes" (Vol. 1, p. 185).

3. Tire tempo para descansar e preparar seu corpo e mente em meio aos afazeres. "Há uma sombra de ansiedade no rosto da mãe enquanto ela planeja as férias. O fardo das dificuldades domésticas recai, necessariamente, sobre ela". Portanto, as mães devem tentar arranjar algum tempo de "descanso para o corpo e a mente, e para o refrigério espiritual que possa ser, para prepará-las para a cansativa (por mais deliciosa que seja) tensão das férias" (Vol. 5, pp. 109, 110).

4. Durante este tempo, especialmente, mostre a cada criança que você a ama. "Deixe seus filhos sentirem e verem e terem certeza de que você os ama. Não sugerimos carinho em público, que os jovens nem sempre podem suportar. Mas, querida mãe, pegue sua jovem filha em seus braços apenas uma vez nas férias, e deixe-a ter uma boa conversa, só vocês duas; será para ela como uma refeição para um homem faminto. Para os jovens e as donzelas - lembre-se, eles venderiam suas almas por amor; eles também o fazem, e essa é a razão de muitas das vidas arruinadas que lamentamos". (Vol. 5, p. 117).

5. Selecione um livro para ler junto com a família durante as férias. "As leituras da noite devem ser divertidas, e não de um tipo que exija um grande esforço mental; mas as longas férias são muito longas para a mera madrugada intelectual. Todas as férias de Natal e verão devem ser marcadas pela leitura familiar de alguma grande obra de renome literário" (Vol. 5, p. 227).

6. Tenha o cuidado de continuar vigiando os hábitos que seu filho está formando. "Os hábitos praticados na escola e relaxados em casa, porque 'são férias agora, você sabe', não se tornam realmente hábitos da vida" (Vol. 3, p. 107).

 

Participe do grupo Um Natal Charlotte Mason e receba novidades todas as semanas.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você