Descobrindo Charlotte Mason
Descobrindo Charlotte Mason
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

A leitura em voz alta e a atmosfera do lar

A leitura em voz alta e a atmosfera do lar
CAMILA ANDRADE PEREIRA DA ROSA
mai. 28 - 3 min de leitura
060

Sempre gostei muito de ler e me considerava uma leitora voraz . Lindas lembranças da infância com livros divertidos que lia nas minhas tardes após a escola. Entretanto minha família nunca teve o hábito da leitura em voz alta. Minha mãe inventava várias histórias e nos contava a noite, o que era muito divertido . 

Entretanto quando virei mãe percebi o quanto a leitura em voz alta trás benefícios e ganhos para toda a família. Comecei a ler quando ainda estava grávida apenas para que meu filho se acostumasse com o som da minha voz. Depois quando ele nasceu fazia pequenas leituras para ele e cantava canções. Mas conforme ia lendo fui buscando cada vez mais livros interessantes . Comecei a seguir vários perfis no instagram com dicas de livros e faixas etárias e sobre a importância da leitura de poesia. 

Confesso que nunca gostei de poesia . Não tinha livros de poesias e lembro pouquíssimo de estudar poesia na escola. Mas conforme fui lendo e descobrindo esse novo universo que grande alegria foi para mim e meu lar. 

A poesia tem um ritmo , um som, uma música escondida. Ela tem a capacidade de tocar no fundo de nossa alma e nos transportar para outros mundos . Mas se lemos apenas para nós, no silêncio do papel, essa música não toca, o som e o ritmo ficam abafados, e a poesia perde sua riqueza e poder. 

Fazer a leitura em voz alta de poesias para meu filho fez com que eu descobrisse cantos escondidos da minha alma e que alegria foi perceber que meu filho, apesar de tão pequeno, também é tocado pelos versos. Com menos de dois anos meu filho já decorou várias poesias. Sabe o ritmo e a rima das palavras. E muitas vezes pede a leitura dos poemas mesmo se são livros sem ilustrações, apenas para ouvir essa música escondida. 

E com a poesia também podemos evangelizar. Através de poemas que falem de Deus, de virtudes, de Maria, dos Santos ou de passagens bíblicas , levamos Sua palavra até o coração dos nossos pequenos. Decorando pequenos versos eles guardam no coração as verdades eternas. 

Lemos sempre aqui em casa. Seja nas refeições, durante alguma brincadeira ou antes de dormir. Meu filho aprende, se diverte, criamos boas lembranças, fortalecemos nossos laços de amor e ambos crescemos no Espirito Santo.

Por isso leiam, leiam sempre. 

 


Denunciar publicação
    060

    Indicados para você