Descobrindo Charlotte Mason
Descobrindo Charlotte Mason
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

A Atmosfera do Lar está para a educação, assim como a Atmosfera do Ar está para a Terra

A Atmosfera do Lar está para a educação, assim como a Atmosfera do Ar está para a Terra
Priscila Paim
abr. 14 - 3 min de leitura
040

 

"A atmosfera é fundamental para a manutenção da vida na Terra, pois:

  • É fonte de oxigênio, gás essencial para a vida.

  • Regula a temperatura e o clima terrestre.

  • É responsável pela distribuição da água no planeta (chuva).

  • Protege a Terra das radiações cósmicas e dos meteoros."

(Rosimar Gouveia - Toda Matéria)

 

Você já entrou em uma casa e sentiu o "clima pesado"; uma sensação desagradável? 

Muitas vezes atribuímos esse fato, isoladamente, ao âmbito espiritual  (que pode ou não ser a causa dos reflexos no espaço físico e nos relacionamentos daquele lar), mas não é apenas isso. O que "sentimos" é a percepção da atmosfera do lar. Isso pode estar relacionado com a desordem da casa, poluição visual, relacionamentos familiares desequilibrados, prioridades erradas, hábitos não saudáveis, etc. 

Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a nós mesmos não se trata apenas de uma expressão do coração, já que se nossa atitude for diferente do que dizemos sentir, logo, não há veracidade. O que quero dizer é que, se amamos a Deus e aos outros, nossos atos assim dirão e isso será perceptível em nossa casa; não somente por aqueles que a veem de fora, mas principalmente por quem vive dentro, inclusive nossos filhos.

Se eu amo a Deus, e a forma de manifestar esse amor é obedecendo aos seus mandamentos, então isso deve alcançar todas as áreas da minha vida. 

Mas o que isso tem a ver com a atmosfera do lar?

A base para uma atmosfera saudável começa dentro de nós. Em nossos corações, pensamentos, em nosso relacionamento com Deus. E isso é expresso em nosso lar. Assim como a "atmosfera do ar" tem grande influência na Terra, a Atmosfera do Lar tem grande influência na educação. Não "vemos" a atmosfera, mas percebemos seu impacto. Se há chuva ou não, a temperatura, o clima, o oxigênio que respiramos, tudo isso, que em geral não somos capazes de enxergar, mas que é essencial, depende da atmosfera para a vida na terra. 

Da mesma forma, a educação, o caráter, os bons hábitos, a disciplina, a moral… tudo isso e outros mais, são formados com grande influência da atmosfera que há no lar. O que entra na nossa casa (livros, filmes, músicas...), como nos relacionamos (com base em mentiras, brigas, ou, amor, serviço...), as oportunidades que oferecemos aos nossos filhos para se desenvolverem; todas essas coisas, queiramos ou não, estão contribuindo (positiva ou negativamente) para a educação deles na sua totalidade.

 

Como iniciante nesta jornada de aprendizado, tenho pensado e sido confrontada com tudo isso. Preciso estar disposta a avaliar e reavaliar a atmosfera do meu lar. Às vezes preferimos não pensar a respeito e deixar a "maré levar", "empurrar com a barriga" e não assumir as responsabilidades. Sim! Pode ser mais fácil agora, mas talvez nós mesmas estejamos plantando sementes que não gostaríamos de colher mais tarde. 


Denunciar publicação
    040

    Indicados para você