Descobrindo Charlotte Mason
Descobrindo Charlotte Mason
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
loading
Recursos EscolaresVOLTAR

#47 - Lição de História na prática

#47 - Lição de História na prática
Mariana Mastracchio
mar. 11 - 8 min de leitura
010

Prepare-se para embarcar em uma jornada sobre as lições de história ao longo dos anos, desde o Nível I (primeiros anos da educação formal) até o Ensino Médio. 

Neste episódio, a Janice e a Mari apresentam uma visão geral (cheia de detalhes!) do ensino de  história no método de Charlotte Mason, tratando de como esta disciplina é estudada na prática em cada ano escolar.

 Você sabe o que é o livro dos séculos? Se quistiona se Charlotte Mason ensina história de forma cronológica? Tem dúvidas sobre como começar o estudo de história com uma criança mais velha que está transicionando para o método CM? Você consegue imaginar como ensinar história para seus alunos no Ensino Médio?

Este episódio explica como o estudo da história acontece de forma progressiva ao longo dos anos, respeitando a criança como pessoa. Um dos principais objetivos de Mason para fazer da história o "pivô" de seu currículo é permitir que a criança veja o fluxo da história e pense em si mesma dentro dela.

"Uma vez que o Intelecto nos admite nos reinos da História, vivemos em um mundo grande e emocionante, cheio de entretenimento e às vezes de arrependimento; e, finalmente, começamos a entender que nós também estamos fazendo história e que somos todos parte do todo; que as pessoas que vieram antes de nós eram todas muito parecidas conosco, ou então não deveríamos ser capazes de entendê-las. Alguns deles eram piores que nós e, em algumas coisas, seus tempos eram piores que os nossos, mas ainda assim conhecemos muitos que eram nobres e grandes, e nossos corações batem com o desejo de ser como eles." (Nossos Corpos, Nossas Almas. Volume 4 da série Educação no Lar.)

 

Recursos, links, livros, e citações mencionados neste episódio:

#46 - Como e por que ensinar história no método de Charlotte Mason?  Uma introdução à Lição de História

Outros episódios mencionados: 

Níveis (formulários) escolares: Clique aqui para ver uma tabela que mostra a que série escolar e faixa etária os Níveis se equivalem.

Dicas de livros vivos de história

Livro Educação no Lar

Livro Pais e Filhos, versão Kindle

Livro The Living Page 

 

Tabela das ramificações de história*:  (19/09/2023: este PDF será atualizado em breve).

  • Criamos um PDF contendo: uma tabela preenchida como exemplo, uma tabela para você preencher e também uma tabela mostrando as Ferramentas de História ao longo das séries escolares. Uma tabela por aluno.

                                                Ramificações da história

                                                    Ferramentas de história

 

Ferramentas de História*:

Exemplo da Tebela dos Séculos dos filhos da Mari (tabela da Riverbend Press, editora americana)

Exemplo da Tebela dos Séculos dos filhos da Mari (tabela da Riverbend Press, editora americana)

 

                                               Exemplo dos filhos da Mari

 

                             Exemplo do Livro dos Séculos do filho da Mari

                              Exemplo do Livro dos Séculos do filho da Mari

Artigo da Parents’ Review sobre o Livro dos Séculos 

Livro dos Séculos criado pela Casinha de Brito

 

                           Exemplo retirado deste artigo da Parents' Review

 

  • Tabela dos Séculos Compacta: 1 metro aproximadamente, aluno coloca pessoas & eventos com datas específicas 

 

  • Mapa dos Séculos: desde o 1º século até o presente

                           Exemplo retirado deste artigo da Parents' Review

 

  • Calendário de Eventos. “Leia as notícias do dia e mantenha um calendário de eventos”. Um simples calendário de parede com espaço para escrever é suficiente.

 

*ATENÇÃO: As tabelas que criamos são para seu uso pessoal. As fotos são para exemplificar as Ferramentas de Histórias empregadas no método Charlotte Mason. Estes são apenas exemplos para seu uso pessoal. Sinta-se livre para imprimir e usar no seu homeschool quantas cópias forem necessárias. Pedimos a gentileza de não reproduzir estes materiais sem permissão prévia.

 


“Nestes primeiros anos… faça com que capturem o espírito da história lendo pelo menos uma Crônica antiga escrita por um homem que viu e soube de algo a respeito do que escreveu, e não obteve estas informações de segunda mão. É mais fácil e mais agradável ler tais livros antigos do que a maioria das obras modernas sobre história, visto que os autores antigos conhecem muito pouco da ‘dignidade da história’, de forma que fazem agradáveis voltas como o riacho de uma floresta, te contam “tudo sobre isso’, agitam seu coração com a história de um grande evento, te entretém com pompas e exibições e te fazem íntimo das grandes pessoas e companheiros dos humildes”.  (Educação no Lar, Volume 1 da série Educação no Lar)

 

"Não podemos viver de maneira sadia, a menos que saibamos que os outros povos foram como nós, em suas particularidades. Suas histórias eram como as nossas, apesar das suas diferenças e que eles também foram representados por seus poetas e artistas, assim tiveram sua literatura e vida nacional". (Volume 6 da série Educação no Lar)

 

“Este conjunto da literatura do período histórico inclui o estudo de peças teatrais, novelas, ensaios, biografias, poemas, bem como a arquitetura, pintura, etc., produzidos”. (Volume 6 da série Educação no Lar)

 

"Aquele que lê história desta forma, não para passar em exames, não para obter cultura, nem mesmo para seu próprio prazer (por mais prazerosa que a leitura possa ser), mas porque sabe que é seu dever para com seu país ter algum conhecimento inteligente do passado, de outras terras, assim como sua própria, deve acrescentar sólido valor o país que o tem".  (Nossos Corpos, Nossas Almas. Volume 4 da série Educação no Lar.)


🎧🎙NOVIDADE: Nosso podcast será transmitido AO VIVO!!! 

Alguns episódios serão transmitidos ao vivo enquanto gravamos e você poderá fazer perguntas que serão respondidas ao vivo 🙌 

Para saber quando estaremos ao vivo, clique aqui para entrar no nosso canal do Telegram.

📖 Clique aqui para ler o artigo da Parents Review: A Filosofia Educacional de Charlotte Mason.  

🆕️ EDITORA IDEIAS VIVAS @editoraideiasvivas

🎧Charlotte Mason Audiobook é um podcast com a leitura integral dos volumes📚 da Charlotte. Iniciamos com o volume 4 Nossos Corpos,  Nossas Almas. Clique aqui e escolha em qual plataforma escutar. 

✅Nos encontre também em outras plataformas:

➡INSTAGRAM @descobrindocharlottemason

➡SPOTIFY Descobrindo Charlotte Mason 

➡ANCHOR Descobrindo Charlotte Mason 

➡YOUTUBE Descobrindo Charlotte Mason 

Participe do grupo Recursos Escolares e receba novidades todas as semanas.


Denunciar publicação
    010

    Indicados para você