Descobrindo Charlotte Mason
Descobrindo Charlotte Mason
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

#45 - Lição Bíblica na prática

#45 - Lição Bíblica na prática
Mariana Mastracchio
fev. 17 - 4 min de leitura
020

 

Neste episódio, a Mariana e a Janice falam de como a lição bíblica acontece na prática do método de Charlotte Mason, relembrando a sequência do método da lição e também compartilhando dicas práticas e materiais. Se você ainda não ouviu o primeiro episódio que tratamos da lição bíblica, clique aqui.

 

"Existem três tipos de conhecimento mencionados - o conhecimento de Deus, do homem e do universo - mas o conhecimento de Deus está em primeiro lugar."

 

Como a lição é estruturada

De forma geral, a lição bíblica segue esta sequência mostrada abaixo.

Os ítens marcados com * referem-se  a um tipo especial de lição bíblica utilizando os volumes de poesia O Salvador do Mundo, de Mason, que inicia no Nível 3 (a partir da sétima série). Falamos sobre isso no episódio anterior.

(Fonte: adaptado do artigo Bible Lessons FAQ por Art Middlekauff)

 

Recursos, links, livros, e citações mencionados neste episódio:

Ensino das Escrituras artigo da The Perents' Review 

- Comentário para Josué: “Josué: Comentário expositivo”

- Página de Recursos Escolares da Comunidade DCM

- Seleção de poemas bíblicos indicados pela mão homeschooler Telina

- Recitação de passagens Bíblica mencionado no livro Educação no Lar:

"A memorização de passagens bíblicas deve começar enquanto as crianças são ainda jovens, com seis ou sete anos. É algo de bastante deleite ter na memória um estoque de passagens bonitas, reconfortantes e inspiradoras, e não podemos dizer quando e como esse tipo de semente poderá brotar, crescer e produzir frutos; mas a memorização de parábolas, tais como a do filho pródigo, não deve ser imposta aos filhos como um fardo. A parábola deve ser lida integralmente para eles, de modo a realçar a sua beleza e ternura; e então, diariamente, a professora deve recitar uma passagem curta, talvez dois ou três versículos, e repeti-los por cerca de três ou quatro vezes até que as crianças os saibam. Só então, e não antes disso, a professora deve deixá-las recitar a passagem. No dia seguinte, as crianças deverão recitar aquilo que aprenderam, e assim por diante, até que sejam capazes de dizer toda a parábola." (Charlotte Mason)

- Caixa de memorização + versículos

- Sugestão para recitação de passagens bíblicas da ADE (podcast americano, pedimos a gentileza de que se você traduzir algum destes materiais que ele seja somente para seu uso pessoal):

1) Detalhes do Programa de Recitação por Níveis criado por Nicole Williams

2) Passagens bíblicas para recitação

- Sugestões para famílias católicas: este blog de uma mãe americana católica que aplica o método CM tem muitas dicas e recursos.

 

MATERIAIS para as Lições Bíblicas:

  • Níveis 1 e 2

Comentário bíblico usado pelo professor para preparar as lições: Clique aqui para acessar The Bible for School and Home by J. Paterson Smyth em inglês

  • Níveis 3 à 6

“O Salvador do Mundo” (The Saviour of the World) é uma coleção de seis volumes de meditações sobre os Evangelhos escritas em verso por Charlotte Mason.  Os volumes cobrem a vida de Cristo em seis partes, começando com Sua Santa Infância. Estes volumes foram publicados entre 1908 e 1914.

Clique aqui para acessar os volumes do The Saviour of the World (formato digital e em inglês)

https://charlottemasonpoetry.org/charlotte-mason-poetry/ 

“A História do Evangelho” (The Gospel History) de C.C. James acompanha a leitura dos poemas de “O Salvador do Mundo”. Este livro combina as palavras originais dos quatro Evangelhos canônicos em uma única história harmonizada, o que a torna ideal para leitura e narração. 

https://charlottemasonpoetry.org/SOTW/The-Gospel-History.pdf

Participe do grupo Recursos Escolares e receba novidades todas as semanas.


Denunciar publicação
    020

    Indicados para você