Leitura Bíblica na Primeira Infância, por Mrs. Hart Davis
Parents’ Review, Volume 4, 1893/94, pp. 497–501
O pedido de ajuda de J. H. a respeito da leitura da Bíblia é muito comovente. Espero que ele possa nos trazer alguns conselhos das duas primeiras pessoas que ela menciona, que tanto nos ajudaram anteriormente.
Posso apenas acrescentar algumas palavras a partir de minha experiência pessoal. Muitas vezes desejei encorajar algumas mães religiosas e de coração simples que pensam não saber o suficiente para ensinar seus filhos, ou que esperam e esperam encontrar um livro que as ajude, livro esse que nunca chega. A essas mães eu diria com toda a seriedade: não percam tempo; façam aquilo que puderem, pois aquilo que vocês podem fazer ninguém mais — e nenhum livro — poderá fazer por vocês. E, se não o fizerem, o tempo passará rapidamente, e vocês privarão seus filhos de uma das mais preciosas lembranças de seus primeiros anos.
Comecemos pelos pequeninos, de quatro e cinco anos. Se uma mãe tomar diariamente a maior Bíblia que tiver e colocá-la sobre o colo, sentando-se em um lugar baixo, de modo que seu rosto fique na mesma altura dos pequeninos ao seu redor, e então lhes contar as antigas histórias, lendo aqui e ali um versículo, mas usando principalmente suas próprias palavras, descobrirá que o interesse crescerá de ambos os lados. Ao ler o Antigo Testamento, ela não deve se preocupar tanto com os fatos em geral, tendo em vista ensinar cronologia ou sequência; não deve se prender a nenhum programa de estudos. Deve simplesmente escolher as passagens que conhece bem e procurar retratar para as crianças a vida dos grandes homens de outrora, expressando com palavras vigorosas a fé pela qual viveram e morreram e a obra que se esforçaram por realizar para o Senhor. Ela deve contar às crianças o suficiente para fazer de cada grande nome um personagem vivo e omitir todo o restante que suas jovens mentes ainda não conseguem reter. O objetivo a ser buscado é a reverente “formação de imagens” nos pequenos corações; e isso pode ser feito da maneira mais simples possível, lembrando sempre que estudos posteriores corrigirão e remodelarão os detalhes.
Você precisa oferecer aquilo que possui, e ao menos isso você possui; e não saberá, até tentar, quanto mais possui. Tampouco saberá, até tentar, quão generosamente o solo virgem e fértil no qual você semeia a recompensará.
Talvez você veja os olhos deles ficarem sonhadores por alguns instantes e receba uma resposta como esta — que é uma fala verdadeira de uma criança de cinco anos que aprendia a história de Jacó, quando José enviou carros para buscá-lo e levá-lo ao Egito: “Imagino que alguns deles devem ter levado Benjamim no colo durante todo o caminho.” E, seis meses mais tarde, ao ler novamente a mesma passagem: “Imagino que Benjamim iria no camelo de seu pai, ou teria um camelo pequeno ao lado.” Outro exemplo, desta vez no livro de Atos e vindo de outra criança, explica o que quero dizer. Quando os discípulos se despediram de São Paulo na praia: “Os pequeninos teriam que ser levantados para poder beijá-lo e dizer adeus.”
Em cada um desses casos, a criança havia se apoderado da parte que mais a tocara e havia realizado grande parte do trabalho com sua própria pequena mente. Lembro-me ainda de outro exemplo semelhante. Os mais velhos do grupo queriam ajudar os menores a imaginar os irmãos de José sentados: “o primogênito segundo a sua primogenitura, e o mais novo segundo a sua idade”, “Vocês não estão vendo? É como começar por você e depois cada um de nós, sentados em ordem de idade, até chegar à mamãe.” Se vocês conseguirem produzir esse tipo de formação de imagens na mente, penso que não precisam temer que as grandes lições de fé e justiça deixem também de penetrar nela, ainda que raramente vocês “expliquem a moral da história”. Essas lições penetrarão profundamente por sua própria força; vocês também verão isso e saberão que os pequenos corações estão crescendo no conhecimento de Deus. “Isso foi bom?” ou “Isso foi mau?”, vocês os ouvirão perguntar, e não: “O que é a verdade?”. Suas necessidades pessoais de orientação para a vida cotidiana são, de fato, muito simples.
À medida que avançarem, e especialmente quando procurarem lidar dessa maneira com os próprios ensinamentos de Nosso Senhor, descobrirão quanto há a fazer simplesmente para explicar o significado das palavras. Tomem praticamente qualquer passagem dos quatro Evangelhos e examinem cuidadosamente as palavras, pedindo a uma criança de nove ou dez anos que diga outra palavra para “ofensa” (pedra de tropeço), “coxo”, “mutilado”, “testemunhas”, “exaltado”, “tolerável”, e vocês ficarão surpresos ao descobrir que muitas coisas que, pelo longo costume, parecem perfeitamente claras para vocês são inteiramente obscuras para ela. Vocês perceberão quanto trabalho paciente e constante ainda precisa ser feito, pois todas as palavras difíceis ou ambíguas precisam ser substituídas por palavras claras e simples, e a passagem precisa ser lida novamente antes mesmo que qualquer formação de imagens possa começar. Tomando frase após frase e transformando-as, de maneira muito natural, em perguntas; conduzindo gentilmente as crianças a contar novamente, com suas próprias palavras, aquilo que foi lido; procurando boas referências e passagens paralelas úteis, aos poucos vocês serão capazes de perceber os pontos obscuros, explicar as palavras e descobrir de que maneira a lição contida na passagem foi recebida e assimilada.
Mas quanto há nos Evangelhos que é inteiramente alheio à experiência de uma criança e, portanto, difícil para ela compreender! Ela vive em um país livre; conseguirá facilmente compreender o domínio romano — os impostos, a opressão — ou conceber o anseio dos judeus por um Salvador que viesse “restaurar o reino a Israel”? Ela convive livremente com pessoas de outras nações; serão necessárias muitas e muitas repetições antes que compreenda como podia ser considerado pecado “comer com os gentios”. As parábolas são “histórias” para ela, mas cada uma delas precisa ser contada muitas e muitas vezes antes que sejam distinguidas umas das outras e amadas como deveriam ser. Pessoas que ocupam posições elevadas e de autoridade devem, em nossos dias, ser honradas simplesmente em razão de sua posição. Não será necessário, então, fazer uma cuidadosa distinção entre a verdadeira e a falsa “autoridade” antes que a dignidade e a coragem contidas nas palavras “Ai de vós!” e “Ó hipócritas!” possam ser, em alguma medida, apreciadas?
Depois de ensinar dessa maneira por algum tempo, vocês talvez recebam respostas como estas — todas elas verdadeiras e registradas por escrito na ocasião em que foram ditas:
Fama: “Como as notícias sobre Ele se espalharam? As pessoas liam sobre Ele em algum jornal? Não havia nenhum jornal naquela época? Então as pessoas simplesmente contavam umas às outras? Quanto tempo levaria para a notícia percorrer toda a Galileia?”
“Eles arrumaram as redes ou simplesmente as deixaram de qualquer jeito no barco? Ah, mas Zebedeu poderia fazer isso.”
“Eles se importavam mais com a pregação do que com ganhar dinheiro vendendo peixe. Mas como eles viveriam, então? Ah, as pessoas lhes davam comida. Você sabe, o carcereiro que lavou as feridas deles [Atos 16] lhes deu comida.”
“A mãe da esposa de Simão, ela seria a vovó dos filhos dele? Então ela saberia como preparar a ceia [‘servi-los’], porque havia ensinado todos eles a fazer isso.”
“O homem paralítico – Será que ele se importava mais em ser perdoado do que em poder correr?”
“O homem na sinagoga, a pobre mão dele era como uma flor que ficou sem água.”
Durante a tempestade no lago: “Como era o travesseiro? Ele não ficaria molhado? Se Ele tivesse que morrer agora, seria melhor morrer dormindo do que acordado; mas Ele sabia que ainda não era a hora de morrer, porque ainda não tinha pregado o suficiente.”
Quando os escribas e os anciãos resistiram a Ele: “Ele veio para ser Rei sobre o coração de todos os homens, e Rei Ele tinha que ser; aquelas pequenas tentativas deles não tinham poder algum contra Deus.”
Não há nada nesses exemplos que seja especialmente extraordinário, exceto o fato de esses pensamentos terem sido expressos em voz alta. Todas as crianças pequenas possuem, em maior ou menor grau, esse poder da imaginação enquanto são pequenas, algumas muito mais do que outras. O necessário para que se tenha êxito é alcançá-lo cedo, encorajando-as a colocar em palavras aqueles pequenos pensamentos divagantes e meditativos, às vezes primorosos em sua poesia e simplicidade. Ora, uma mãe (ou um pai) tem melhores oportunidades de fazer isso do que qualquer outra pessoa. Ela pode reunir as crianças ao seu redor logo pela manhã, quando seus pensamentos estão mais claros e vivos. Ela as tem primeiro que todos, antes que a timidez diante dos outros lhes feche os lábios e antes que o costume ponha fim às suas “reflexões”. Ela pode, por meio de diversas pequenas coisas, impedir que a leitura se transforme em uma lição escolar. Coisas como soletrar palavras ou tropeçar na leitura jamais deveriam ser permitidas quando se trata das Palavras Sagradas. Quanto a manter uma atitude de reverência, isso se consegue imediatamente pelo olhar e pelo tom de voz; e a inquietação dos pequenos membros pode ser acalmada pelo toque firme das mãos livres da mãe.
À medida que as crianças crescem, naturalmente passarão a ler em voz alta, sentar-se-ão ao redor de uma mesa e usarão mapas etc. Mas é sempre bom trazer a lição ao nível de compreensão da criança mais nova, mesmo que os mais velhos ajudem sugerindo respostas, aprendendo, assim, eles próprios a ensinar, quando chegarem à idade de auxiliar na Escola Dominical. Uma pergunta mais difícil, de vez em quando, pode ser facilmente acrescentada, e o mesmo ensino moral simples é bom para todos eles.
Seria de supor que a leitura diária que procurei descrever fosse praticada pela maioria dos pais que levam a vida minimamente a sério. Com alegria eu gostaria de acreditar que assim seja. Mas como explicar, então, que ouçamos de todos os lados professores nas escolas falarem da extrema e quase pagã ignorância da Bíblia com que as crianças chegam até eles, mal conseguindo sequer pronunciar os nomes das pessoas e dos lugares e completamente desconhecedoras dos fatos? Ou a leitura bíblica foi transformada em uma lição severa da qual elas escapam assim que podem; ou é irregular, sendo negligenciada com a mesma frequência com que é realizada; uma vez por semana é considerada suficiente; ou algum outro livro é lido, por uma pessoa inadequada, como substituto.
A regularidade absoluta é, naturalmente, essencial. Quando uma atividade dura apenas quinze minutos, para que haja qualquer progresso, ela precisa acontecer seis vezes por semana, durante todo o ano. Nem férias, nem visitas, nem coisa alguma, exceto uma viagem que comece muito cedo, deveria interromper esse costume; seria quase o mesmo que deixar as crianças sem o café da manhã.
Eu sei que isso pode ser feito, e creio que há muitas pessoas que precisam apenas de encorajamento para começar um bom costume familiar e confiar, em grande medida, naquilo que já sabem como fonte de sugestões, contentando-se, a princípio, com grande simplicidade e cheias de fé de que a Palavra “virá com poder”. À medida que avançarem, cada livro da Bíblia lido, cada sermão, praticamente cada bom pensamento, irá se entrelaçar à Leitura Matinal; e sustento que o benefício será grande para ambos os lados. O esforço que os pais precisam fazer para levar adiante esse “rito” cristão certamente lhes trará uma recompensa correspondente, especialmente no que diz respeito aos Evangelhos. A tentativa, por mais imperfeita que seja, de aplicar as próprias palavras de Cristo às necessidades diárias das crianças — e, por meio delas, às necessidades da família e da nação — certamente será rica em bênçãos.
Desde a Reforma, nós, como nação, sempre nos orgulhamos de que a Bíblia estivesse entrelaçada à nossa vida nacional. Não deveria continuar sendo assim? E não há sinais de que estamos despertando para uma interpretação mais profunda e plena de Cristo na Teologia Moderna? Mas quem estabelecerá o verdadeiro lugar de Suas palavras no coração de nossos filhos, o lugar de precedência sobre todas as demais palavras; a interpretação para todas as perplexidades desconcertantes; a pedra de toque pela qual julgar o “certo” e o “errado”; o conforto e o consolo em toda dificuldade e tristeza, se não forem os pais, a quem os filhos foram confiados e sobre os quais recai a ordem de criá-los na disciplina e admoestação do Senhor?
Descobrindo Charlotte Mason
Descobrindo Charlotte Mason