Lições de história ao longo dos anos: Uma visão geral do ensino de História no método Charlotte Mason PARTE 2

Lições de história ao longo dos anos: Uma visão geral do ensino de História no método Charlotte Mason PARTE 2

Clique aqui para ler a PARTE 1

Min Hwang, que participou deste episódio do Podcast DCM, educa seus quatro filhos em casa seguindo o método de educação Charlotte Mason a mais de uma década. Ela escreveu este post em seu blog e nós temos a honra de disponibilizar este texto em português.

Lições de história ao longo dos anos: Uma visão geral do ensino de História no método Charlotte Mason PARTE 2, por Min Hwang

Nível I (1° à 3° série): Inicie com a criança

clique aqui para assistir Aulas de história para crianças de 6 à 9 anos

Assim como em outras disciplinas, na filosofia de Charlotte Mason, nós iniciamos no ponto em que a criança se encontra e, então avançamos bastante cedo, como você verá.

Inicia-se com a nação da criança. Começando com os contos heroicos ou contos do descobrimento de sua nação.

Biografias interessantes com poder literário podem ser adicionadas no segundo ano do Nível I,  ajudando a criar relações duradouras com as pessoas que dominam a “cena”, encorajando o princípio “Educação é a ciência das relações”.

Estes primeiros livros enfocam as pessoas, não datas e estátuas, e o progresso de uma nação por si só.

Encontraremos mais orientações para estas idades (6 a 9) no Volume 6 da série Educação no Lar:

  • aproximadamente 40 páginas por termo de leitura consecutiva
  • volume bem escrito, pertinente, bem ilustrado.
  • o professor lê e as crianças narram parágrafo por parágrafo 
  • o professor raramente fala e “nunca interrompe” enquanto a criança narra
  • o objetivo do professor é que esta criança de 6 anos agora aprenda a usar livros.

Ferramentas da História*

(1) Tabela dos séculos. Tentei várias versões, incluindo fazer meus próprios, mas eu gosto mais da versão Impressa da Riverbend Press (uma editora americana). Devido à falta de espaço na parede, eu o coloco num pôster grande e guardo atrás de uma prateleira, retirando-o quando necessário.

(2) Tabela de história da criança. Criei uma tabela para que você imprima para sua criança. Coloque-a num lugar visível na parede. A criança vai começar a compreender que ela, e todos que conhece, tem uma história. E que junto com sua família e amigos, fazemos parte de uma história maior.

Nível II (4° à 6° série): Tornando-se conscientes do Reino

clique aqui para assistir Aulas de história para crianças de 9 à 12 anos

Sendo Miss Mason consciente do Reino (assim como no Reino de Deus), o “banquete” que ela colocava na mesa para seus alunos incluía cada nação em círculos concêntricos crescentes com a criança como eixo.

Em outras palavras, do conhecido para o desconhecido.

À medida que você se torna amiga de Miss Mason, verá que ela era magnânima (uma palavra que ela amava e vivia de acordo) em seu coração e mente. Acredito que ela percebeu a importância de oferecer ampla oportunidade para esta “consciência do Reino” florescer. Assim, como cidadã britânica, ela disse:

“Nós introduzimos a criança a história contemporânea de outros países o mais cedo possível, uma vez que apenas o estudo da história inglesa é capaz de levar a um certo hábito insular e arrogante da mente”.  (Volume 6 da série Educação no Lar)

A história de um país vizinho é adicionada na qurta série e a história antiga é adicionada no ano seguinte.

Um estudo cronológico da história começa.

Interessantemente, o país vizinho, necessariamente, pode não ser aquele geograficamente mais perto do próprio país de residência da criança, mas, sim, um que tenha tido ou ainda tenha um maior impacto no país da criança. Por exemplo, para o Brasil, Portugal poderia ser esta nação vizinha.

Por isso, escolhi para minhas crianças, que são cidadãos americanos, aprender sobre a história britânica pois ela teve o maior impacto sobre a formação americana (assim como o Canadá, onde nasci), e acredito que melhor informaria sobre os pontos fortes e fracos da América.

O “Livro dos Séculos” também é introduzido neste ponto, “no qual as crianças desenham ilustrações de objetos de uso cotidiano, da arte, etc., relacionados ao século que estão estudando conforme os encontram”. Este livro se torna um tesouro para toda vida.

O foco em história para Miss Mason também é válido para mim. Ela abarca a diversidade com humildade. Ela compreendeu nossa necessidade, como cidadãos do Reino, de intencionalmente aprender e nos esforçamos a compreender um ao outro.

Daí, o estudo dos países vizinhos, após do mundo, a importância que ela dá à geografia (cultura e história incluídas), e línguas estrangeiras.

“Não podemos viver de maneira sadia, a menos que saibamos que os outros povos foram como nós, em suas particularidades. Suas histórias eram como as nossas, apesar das suas diferenças e que eles também foram representados por seus poetas e artistas, assim tiveram sua literatura e vida nacional”. (Volume 6 da série Educação no Lar)

Ferramentas da História*

(1) Tabela dos séculos. (Continua a mesma tabela iniciada no Nível I)

(2) Livro dos Séculos. Este é o que eu uso (da editora americana Riverbend Press)

                            Exemplo do Livro dos Séculos do filho da Mari

                              Exemplo do Livro dos Séculos do filho da Mari

Nível III (7° e 8° séries): Progresso

clique aqui para assistir Aulas de história para adolescentes de 12 à 14 anos

As crianças continuam suas aventuras seguindo as três ramificações da história, cronologicamente, como antes.

Contudo, aqui, Miss Mason adicionou mais 20-30 páginas de história da Índia. A Índia tinha se tornado uma colônia britânica em 1858.

Talvez, para o Brasil, faça mais sentido estudar a história dos países vizinhos da América do Sul, como Argentina e Uruguai. Note que o estudo de outras partes do império britânico fazia parte dos estudos em geografia.

Ferramentas da História*

(1) Livro dos Séculos (Continua)

(2) Quadro do Século. Baseado no artigo de Ms.Beale’s “The Teaching of Chronology” (símbolos são usados) – Própria vida, 1 vida, 2 vidas em um século.

(3) Tabela dos Séculos Compacta. 1 metro aproximadamente, aluno coloca pessoas & eventos com datas específicas 

(4) Mapa dos Séculos. Desde o 1o século até o seculo atual.

Nível IV (9° ano): Olhando mais de perto

clique aqui para assistir Aulas de história para jovens de 14 à 15 anos

As crianças continuam suas aventuras seguindo as três ramificações da história, cronologicamente, como antes.

Contudo, nesta faixa etária, Miss Mason introduziu o que denominou “livro mais complexo”. Ela ainda incluiu um livro denominado A history of everyday things in England. Os livros desta série tratam da história inglesa entre 1066 e 1914. Continham informação sobre habitação, agricultura, a forma como as pessoas ganhavam o sustento e a vida cotidiana da pessoa comum. 

Esboços da história Europeia são estudados. Mais uma vez, a ideia de sempre expandir o horizonte do aluno, mas ao mesmo tempo, olhando mais de perto.

O Livro dos Séculos, é claro, era continuado. Era uma atividade dominical. Posso imaginar como o livro  A history of everyday things in England trazia inspiração para os alunos fazerem anotações em seus Livros dos Séculos.

“Para nós, em particular, que vivemos em uma das grandes épocas da história, é necessário saber algo sobre o que aconteceu no passado para pensar com justiça sobre o que está  ocorrendo hoje”. (Volume 6 da série Educação no Lar)

Ferramentas da História* 

(1) Livro dos Séculos (Continua)

(2) Quadro do Século. Baseado no artigo de Ms.Beale’s “The Teaching of Chronology” (símbolos são usados) – 2 vidas em um século.

(3) Calendário de Eventos. “Leia as notícias do dia e mantenha um calendário de eventos”. Um simples calendário de parede com espaço para escrever é suficiente.

“Este tipo de leitura histórica é extremamente valioso para os mais jovens, pois propicia conhecimento do passado que considera o presente e o ilumina”. (Volume 6 da série Educação no Lar)
 

Níveis V e VI (Ensino Médio): Ampliando mais, ainda que mais profundamente.

clique aqui para assistir Aulas de história para jovens de 15 à 18 anos

Os alunos continuam seus estudos seguindo as três ramificações da história, cronologicamente, como antes.

Contudo, nesta faixa etária, os alunos começam a ter papel nas “Grandes Discussões”, a medida que seus estudos se tornam “mais avançados e variados e são ilustrados pela literatura do período”.  (Volume 6 da série Educação no Lar)

“Este conjunto da literatura do período histórico inclui o estudo de peças teatrais, novelas, ensaios, biografias, poemas, bem como a arquitetura, pintura, etc., produzidos”. (Volume 6 da série Educação no Lar)

E assim, vemos como todas as disciplinas formam a trama de uma grande tapeçaria:

“Não nos contentamos em que eles devam aprender apenas a história de seu próprio país… que a história que ensinamos possa ser a mais viva.Trabalhamos ‘pari passu’ com parte da literatura do período e algumas das melhores novelas históricas e poemas que tratam do período; e, assim por diante, com outras disciplinas”. (Volume 3 da série Educação no Lar)

Quanto à história dos países vizinhos, eles a estudam através de obras bem traduzidas do original.

Quanto à história grega,romana e de outras civilizações antigas, eles continuam recebendo textos “admiravelmente bem escritos” que dão uma visão geral.

“Aquele que lê história desta forma, não para passar em exames, não para obter cultura, nem mesmo para seu próprio prazer (por mais prazerosa que a leitura possa ser), mas porque sabe que é seu dever para com seu país ter algum conhecimento inteligente do passado, de outras terras, assim como sua própria, deve acrescentar sólido valor o país que o tem”.  (Nossos Corpos, Nossas Almas. Volume 4 da série Educação no Lar.)
 

Conclusão

“Pai, quero que os que me deste estejam comigo onde eu estou e vejam a minha glória, a glória que me deste porque me amaste antes da criação do mundo.” João 17:24

Proteja-os em teu nome, aquele que me deste, de modo que eles possam ser um assim como és em mim e eu em ti. 

Que através das suas lições de história, o conhecimento de nossas crianças sobre o relacionamento de Deus que é gracioso, tardio em irar-se, cheio de amor e redenção com a humanidade, desde o princípio dos tempos até agora, cresça e se aprofunde, na medida em que façam parte da oração de Jesus para trazer unidade no Espírito que está em seu Corpo. 

Que tal compreensão da história sirva de suporte para sua fé, os faça mensageiros do amor fiel de Deus, e enriqueça sua esperança no Evangelho – preservado para eles a cada dia – até que Jesus retorne.
AMÉM.

Tradução equipe DCM, revisão Telina Cleine.


#46 – Como e por que ensinar história no método de Charlotte Mason? Uma introdução à Lição de História.

#47 – Lição de História na prática, como organizar os períodos históricos do seu homeschool?


*ATENÇÃO: As tabelas que criamos são para seu uso pessoal. As fotos são para exemplificar as Ferramentas de Histórias empregadas no método Charlotte Mason. Estes são apenas exemplos para seu uso pessoal. Sinta-se livre para imprimir e usar no seu homeschool quantas cópias forem necessárias. Pedimos a gentileza de não reproduzir estes materiais sem permissão prévia.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *