Prepare-se para embarcar em uma jornada sobre as lições de história ao longo dos anos, desde o Nível I (primeiros anos da educação formal) até o Ensino Médio.
Neste episódio, a Janice e a Mari apresentam uma visão geral (cheia de detalhes!) do ensino de história no método de Charlotte Mason, tratando de como esta disciplina é estudada na prática em cada ano escolar.
Você sabe o que é o livro dos séculos? Se questiona se Charlotte Mason ensina história de forma cronológica? Tem dúvidas sobre como começar o estudo de história com uma criança mais velha que está transicionando para o método CM? Você consegue imaginar como ensinar história para seus alunos no Ensino Médio?
Este episódio explica como o estudo da história acontece de forma progressiva ao longo dos anos, respeitando a criança como pessoa. Um dos principais objetivos de Mason para fazer da história o “pivô” de seu currículo é permitir que a criança veja o fluxo da história e pense em si mesma dentro dela.
“Uma vez que o Intelecto nos admite nos reinos da História, vivemos em um mundo grande e emocionante, cheio de entretenimento e às vezes de arrependimento; e, finalmente, começamos a entender que nós também estamos fazendo história e que somos todos parte do todo; que as pessoas que vieram antes de nós eram todas muito parecidas conosco, ou então não deveríamos ser capazes de entendê-las. Alguns deles eram piores que nós e, em algumas coisas, seus tempos eram piores que os nossos, mas ainda assim conhecemos muitos que eram nobres e grandes, e nossos corações batem com o desejo de ser como eles.” (Nossos Corpos, Nossas Almas. Volume 4 da série Educação no Lar.)
Recursos, links, livros, e citações mencionados neste episódio:
Outros episódios mencionados:
- #28 – O que é narração? Como começar?
- #23 – Qual a importância da formação de opinião para a educação de seus filhos?
- #34 – Como, quando e por onde começar uma educação Charlotte Mason?
- #38 – É possível educar crianças com o método CM nos dias de hoje? Com Anesley Middlekauff
Níveis (formulários) escolares: Clique aqui para ver uma tabela que mostra a que série escolar e faixa etária os Níveis se equivalem.
Dicas de livros vivos de história
Livro Educação no Lar
Livro Pais e Filhos, versão Kindle
Livro The Living Page
Tabela das ramificações de história*: (19/09/2023: este PDF será atualizado em breve).
- Criamos um PDF contendo: uma tabela preenchida como exemplo, uma tabela para você preencher e também uma tabela mostrando as Ferramentas de História ao longo das séries escolares. Uma tabela por aluno.
Ramificações da história
Ferramentas de história
Ferramentas de História*:
- Tabela dos séculos: clique aqui para baixar a tabela criada pela Janice (você pode imprimir em papel A4 e montar em cartolina)
Exemplo da Tabela dos Séculos dos filhos da Mari (tabela da Riverbend Press, editora americana)
Exemplo da Tebela dos Séculos dos filhos da Mari (tabela da Riverbend Press, editora americana)
- Tabela de história da criança: clique aqui para baixar esta tabela para seus alunos
Exemplo dos filhos da Mari
- Livro dos Séculos (link do Livro dos Séculos que a Mari mostrou)
Exemplo do Livro dos Séculos do filho da Mari
Exemplo do Livro dos Séculos do filho da Mari
Artigo da Parents’ Review sobre o Livro dos Séculos
Livro dos Séculos criado pela Casinha de Brito
- Quadro do Século: clique aqui para baixar este quadro para seus alunos usarem
Exemplo retirado deste artigo da Parents’ Review
- Tabela dos Séculos Compacta: 1 metro aproximadamente, aluno coloca pessoas & eventos com datas específicas
- Mapa dos Séculos: desde o 1º século até o presente
Exemplo retirado deste artigo da Parents’ Review
- Calendário de Eventos. “Leia as notícias do dia e mantenha um calendário de eventos”. Um simples calendário de parede com espaço para escrever é suficiente.
*ATENÇÃO: As tabelas que criamos são para seu uso pessoal. As fotos são para exemplificar as Ferramentas de Histórias empregadas no método Charlotte Mason. Estes são apenas exemplos para seu uso pessoal. Sinta-se livre para imprimir e usar no seu homeschool quantas cópias forem necessárias. Pedimos a gentileza de não reproduzir estes materiais sem permissão prévia.
Deixe um comentário