Bem-vindo ao primeiro episódio da nova série Charlotte Mason na prática, uma série onde iremos falar como cada disciplina do banquete de ideias proposto por Charlotte Mason é estudada na prática!
Neste episódio falamos sobre a Lição Bíblica, porque ela faz parte do currículo, como é o método desta lição, como podemos desenvolver um plano de estudo, dicas de materiais e o grande propósito de incluir lições bíblicas no currículo.
Recursos, links, livros, e citações mencionados neste episódio:
Episódio sobre o conhecimento de Deus: #29 – Como as lições são divididas? O conhecimento de Deus para Charlotte Mason
#38 – É possível educar crianças com o método CM nos dias de hoje? Com Anesley Middlekauff
Níveis (formulários) escolares: Clique aqui para ver uma tabela que mostra a que série escolar e faixa etária os Níveis se equivalem.
MATERIAIS para as Lições Bíblicas:
Ensino das Escrituras artigo da The Perents’ Review
Clique aqui para tabela com comentários bíblicos para uso do professor e/ou estudante, ver slide 22 da apresentação “O programa de Mason para as lições bíblicas” por Art Middlekauff (em inglês).
Sugestões de comentários em poruguês: N.T. Wright “Coleção para todos” do novo testamento e “Josué: Comentário expositivo”.
Um bom atlas bíblico.
Clique aqui para imagens de pinturas de cenas da bíblia.
Sugestões para famílias católicas: este blog de uma mãe americana católica que aplica o método CM tem muitas dicas e recursos.
- Níveis 1 e 2
Comentário bíblico usado pelo professor para preparar as lições: Clique aqui para acessar The Bible for School and Home by J. Paterson Smyth em inglês
- Níveis 3 à 6
“O Salvador do Mundo” (The Saviour of the World) é uma coleção de seis volumes de meditações sobre os Evangelhos escritas em verso por Charlotte Mason. Os volumes cobrem a vida de Cristo em seis partes, começando com Sua Santa Infância. Estes volumes foram publicados entre 1908 e 1914.
Clique aqui para acessar os volumes do The Saviour of the World (formato digital e em inglês)
“A História do Evangelho” (The Gospel History) de C.C. James acompanha a leitura dos poemas de “O Salvador do Mundo”. Este livro combina as palavras originais dos quatro Evangelhos canônicos em uma única história harmonizada, o que a torna ideal para leitura e narração.
Clique aqui para acessar The Gospel History (formato digital e em inglês)
O programa de Mason para as lições bíblicas (por Art Middlekauff)
“…descobri que [Mason] desenvolveu um programa progressivo de estudo para crianças de 6 a 18 anos de idade que é de tirar o fôlego em sua simplicidade, elegância e eficácia.” (Art Middlekauff do CM Poetry)
(Fonte: slide 10 de “O programa de Mason para as lições bíblicas” por Art Middlekauff)
*Este artigo em inglês explica como este estudo era feito.
Ideias inspiradoras da vida religiosa.–– A parte mais importante do nosso assunto continua a ser considerada––as ideias inspiradoras que propomos dar às crianças nas coisas da vida divina. Este é um assunto que estamos um pouco propensos a deixar ao acaso; mas quando consideramos o poder vitalizador de uma ideia, e como uma única grande ideia muda a corrente de uma vida, torna-se-nos necessário considerar com muito cuidado quais ideias sobre Deus podemos oferecer mais apropriadamente às crianças, e como elas podem ser apresentadas de forma mais convidativa. É um fato muito triste que muitas crianças tenham suas primeiras idéias de Deus nos primeiros anos como um Ser atento às suas transgressões e sempre pronto para castigar. É difícil estimar a alienação que essas primeiras idéias do Pai divino provocarão no coração de Seus filhinhos. Outro perigo é, para que as coisas da vida divina não se tornem muito familiares e banais, que o nome de nosso abençoado Senhor seja usado sem reverência.
(Volume 3 da série Educação no Lar)
Mas que tipo de abordagens preparamos para as crianças em relação ao Deus de quem elas precisam, o Salvador em Quem tudo ajuda, o Rei que dá todo o prazer, comanda toda a adoração e lealdade? Quaisquer palavras ou pensamentos nossos são pobres e insuficientes, mas temos um tesouro de palavras divinas que eles lêem e conhecem com prazer satisfatório e contam com singular beleza e aptidão. “A Bíblia é o livro mais interessante que conheço”, disse uma jovem de dez anos que tinha lido um bom número de livros e conhecia sua Bíblia. Aos poucos as crianças adquirem aquele conhecimento de Deus que é o objeto da oração diária final em nossa bela liturgia – a oração de São Crisóstomo – “Concede-nos neste mundo conhecimento de Tua verdade”, e todos os outros conhecimentos que eles obtêm se reúnem em torno e iluminam isto.
(Volume 6 da série Educação no Lar)
Deixe um comentário