O que é o método de educação de Charlotte Mason?

Charlotte Mason não foi apenas uma Educadora do século XIX e XX que dedicou sua vida às crianças, ela foi e tem sido um instrumento do próprio Deus para despertar e capacitar pais a cumprirem sua principal missão: que é ensinar as crianças no caminho em que devem andar… E isso não se refere apenas a uma educação em virtudes Morais ou ensino religioso, pois para Charlotte o fim de todo conhecimento: é o conhecimento de Deus. Em seu terceiro livro intitulado School Education (Educação na Escola) ela escreve:

“essa ideia de que toda educação brota e repousa em nossa relação com o Deus todo poderoso é algo que sempre nos esforçamos para manter. Não damos uma educação meramente religiosa, porque isso parece implicar a possibilidade de alguma outra educação, uma educação secular por exemplo, mas afirmamos que toda educação é Divina, que todo dom de conhecimento e discernimento vem do alto e que o Espírito Santo é o educador Supremo da humanidade e que a culminação de toda educação é aquele conhecimento pessoal e intimidade com Deus.”

revista charlotte mason

Para Charlotte não há separação entre a matemática e Deus entre a história e Deus ou ainda entre a ciência e Deus. Pois todas as coisas foram feitas direta ou indiretamente por meio dele para ele e por ele. 

Hellen Wix escreve em “O ideal de Charlotte Mason” que:

o conhecimento para Mason estava tão ligado ao viver que os dois eram inseparáveis. Em um panfleto intitulado “basis of National strength” Charlotte diz que o “conhecimento não é uma instrução, informação, erudição, nem uma memória bem armazenada”, pois isso seria como um conhecimento em farrapos disso e daquilo entremeados em lacunas. Mas “[o conhecimento] é Talvez um belo conjunto, uma grande unidade, abraçando Deus o homem e o universo.

Hellen Wix neste mesmo artigo afirma que é possível resumir a filosofia da senhorita Mason em duas palavras: “abrangência e equilíbrio.”

Abrangência e equilíbrio, sim! Pois a filosofia de Charlotte Mason, o método de ensino que ela desenvolveu, abrange uma variedade infinita de ideias vivas, de formas de estudo para cada disciplina em todos os anos escolares. Com metodologias específicas para lições bíblicas, lições de história, geografia, arte, música, literatura, artesanato, aritmética e etc. E esta abrangência não é apenas acadêmica, mas envolve a vida do Lar, os hábitos familiares e a criança como um ser individual, uma pessoa, que para Charlotte  não deveria ser considerada uma página em branco ou um recipiente vazio para ser preenchido pelos pais, mas sim como um filho de Deus com suas próprias inclinações para o bem e o mal. Pense nisto por um instante e agora olhe profundamente nos olhos de seu filho e reflita sobre o mistério de uma pessoa, esta criança em seu colo não é uma página branco. Esta criança em seu colo é  um filho de Deus que foi confiado a você pai e mãe. (No final deste texto deixaremos o link de todas as indicações que fornecemos neste episódio sobre como encontrar material para aprender mais sobre Charlotte em português. E também deixaremos algumas indicações para aqueles que conseguem ler em Inglês.)

Voltando para a abrangência e equilíbrio do método de Charlotte…

Vemos Equilíbrio pois defende que um método não é um fim em si mesmo nem um sistema de ensino, mas um meio para um fim específico. Charlotte Mason não pautava seu método em utopias educacionais, ela era uma leitora e escritora voraz… Ao longo dos anos, ela pautou os artigos que escreveu em vários conceitos filosóficos, psicológicos e fisiológicos em escritores e doutores. Com muita sabedoria, ela analisava cada conceito extraindo o que era proveitoso para o desenvolvimento de seus alunos e descartando as ideias humanistas dentre outras coisas que retiravam o papel de Deus na educação.

Sobre o método de Charlotte Mason, Catherine Levison escreve:

“seu método é interessante e abrangente. Por que é baseado nas artes liberais, eu acho que para esclarecer e aprofundar nossa compreensão do que as Artes Liberais significam em relação ao método poderíamos renomeá-las como Artes Generosas. Pois o objetivo é oferecer uma grande variedade de assuntos significativos para as crianças por meio da literatura, obras de arte, poesia e várias outras e humanidades. 

Juntamente com estas adições inspiradoras os assuntos centrais não são de modo algum negligenciados mas são abordados de forma a promover o amor pela aprendizagem. Considero o tédio como o oposto direto ao amor pela aprendizagem. Mesmo ao tratar de temas como história, línguas estrangeiras e ciências, Charlotte Mason criou maneiras instigantes de ajudá-los a ganhar vida.

Para Catherine, a ampla variedade de assuntos é interessante em si mesma. Mas isso não é tudo que o método implica, ele também se desdobra nas abordagens sobre a forma como as crianças aprendem e os outros objetivos educacionais.”

Anne White escreve que Mason acreditava que as crianças deveriam fazer o trabalho de lidar com idéias e conhecimentos, em vez de o professor atuando como mediador, dispensar o conhecimento filtrado. A educação de Charlotte Mason inclui primeiramente a exposição a grandes e nobres idéias através de livros em cada disciplina escolar, e através da arte, música e poesia. Não são usados os conhecidos livros didáticos, apenas os fabulosos livros vivos.

Agora, é interessante lembrar em que época Charlotte Mason desenvolveu tudo isso. Imagine uma época em que a maioria das crianças não tinha acesso a educação, frequentar escolas e estudar sobre história, geografia, ciências, artes, nem  a boa literatura, essas coisas  eram apenas o privilégio de alguns e ainda assim todas estas matérias eram apresentadas em um sistema muito rígido de educação… Isto é apenas uma pincelada do que era a educação no final do século XIX. E é no meio de tudo isso que Charlotte Mason começou a escrever e trabalhar arduamente por “uma educação liberal para todos”. Desde os camponeses aos burgueses todos precisavam de uma educação que os levassem a amar o conhecimento não em farrapos como era oferecido, mas como já citamos aqui: “uma grande unidade que abraça Deus, o Homem e o Universo criado.”

Para isso Charlotte utilizou e endossou muitas técnicas e desenvolveu uma Filosofia de Educação tão vasta que o conteúdo absoluto deste trabalho, exigiu seis livros para ser registrado, além dos artigos periódicos publicados na revista periódica The Parents’ Review.

Em uma tentativa de resumir o método de Charlotte Mason, Catherine Levison escreve:

“É Preciso repetir que Charlotte era uma escritora prolífica de uma vasta abordagem educacional quando as pessoas conhecem pouco de suas ideias elas anseiam por uma versão simplificada e eu não as culpo por isso. Quando resumo eu estou procurando fazer uma introdução rápida como um primeiro encontro entre duas pessoas. E é impossível que dois estranhos sejam capazes de compreender todos os aspectos que o outro representa em uma singela apresentação, e acredito que isso se torne mais problemático ainda quando o novo que tem potencial é muito complexo por natureza. Imagine conhecer Albert Einstein em uma festa e pedir uma versão resumida de todo seu campo científico. Albert poderia se opor a sua insistência de que se você aprender o suficiente sobre ele em alguns, você estaria pronto para me explicar seus métodos em casa é válido considerar a natureza de conhecer alguém novo para nós e que isso leva tempo, mas às vezes é necessária uma introdução amigável sabendo que muitos será deixado de fora no entanto na maioria dos casos é mais útil ter conhecido uma nova pessoa ou uma ideia nova superficialmente do que nunca ter conhecido.”

Para conhecer Charlotte Mason, não temos outra saída… é preciso investir tempo na leitura de seus livros, de seus artigos publicados, ouvindo pessoas que já estão adiante de nós neste caminho. E é para isto que estamos aqui. Não queremos mastigar o método e entregar a vocês um conhecimento em farrapos. Mas queremos que tenham acesso ao banquete de ideias preparado pela própria Charlotte Mason. E se alimentem de fontes primárias como já falamos no episódio 2 do nosso podcast Descobrindo Charlotte Mason.

Atualmente existem comunidades de todos os tamanhos que estudam e aplicam os ensinos de Mason ao redor das nações, e aqui no Brasil esta comunidade está crescendo a passos lentos devido a uma barreira difícil de transpor para muitas famílias brasileiras o idioma de seus artigos e livros.

Nós como Descobrindo Charlotte Mason criamos esta comunidade e estamos dispostos a trabalhar para que mais famílias tenham acesso ao rico conteúdo dos artigos de Mason, por isso lançamos este podcast. Aqui você encontrará ferramentas para te ajudar nesta jornada, link dos nossos podcasts, artigos da Parent’s Review traduzidos… Ao escutar ou ler estes artigos apenas lembre-se de que foram escritos há cerca de um século atrás. Termos e contextos específicos podem parecer estranhos a uma primeira impressão, mas temos certeza de que seu coração irá arder com os ensinamentos ainda vivos que cada artigo contém e que a prática contida em cada um deles não só enriquecerá sua experiência como educador, mas também mudará a sua forma de viver. Prepare o seu coração e sua mente e participe conosco desta comunidade que está Descobrindo charlotte Mason. Até logo!

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